You are currently viewing 13 curiosidades sobre a França

13 curiosidades sobre a França

Quem nunca sonhou em visitar a França? Paris, a cidade luz, centro mundial de arte, moda, gastronomia e cultura. Mas o país não se resume somente à capital. O interior da França tem um charme e uma beleza exuberante. E o litoral então? Praias lindíssimas e bem frequentadas é o que não falta, de leste a oeste.

Como intercambista, você pode estudar francês por até 90 dias sem a necessidade de visto algum. E agora, na pandemia, a França está totalmente aberta para brasileiros vacinados, sem exigência de quarentena. Todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas pela França.

Para maiores informações de como funciona estudar francês na França, leia o artigo abaixo.

Curiosidades sobre a França

Que tal agora conhecermos juntos algumas curiosidades sobre a França?

1. A França é o país mais visitado do mundo

Além disso, Paris é uma das cidades mais visitadas. Em 2019, mais de 19 milhões de turistas visitaram a capital francesa. Ela se classifica consistentemente entre as 10 cidades mais visitadas ano após ano.

2. A França é o maior país da UE e às vezes chamada de “hexágono”

A França é o maior país da União Europeia, cobrindo uma área total de 551.695 quilômetros quadrados. No entanto, é apenas o terceiro maior país da Europa, atrás da Ucrânia e da parte europeia da Rússia. Cerca de um terço (31%) da França é floresta e é o quarto país com mais florestas da UE, depois da Suécia, Finlândia e Espanha. O país também é às vezes referido como ‘l’hexagone’ devido à sua forma de seis lados.

3. A França tem o maior museu de arte

O Museu do Louvre em Paris, França, é o maior museu de arte do mundo. Este museu é tão grande que se você quisesse passar 30 segundos olhando cada obra de arte, levaria aproximadamente 200 dias para percorrer todo o museu.

Leia também:

4. ‘Liberté, égalitié, fraternité’ ou ‘liberdade, igualdade, fraternidade’ é o lema nacional

O famoso lema apareceu pela primeira vez na época da Revolução (1789-1799) e foi escrito nas constituições de 1946 e 1958. Hoje em dia, você ainda o verá em moedas, selos postais e logotipos do governo; muitas vezes ao lado de “Marianne”, que simboliza o triunfo da República. O sistema jurídico na França ainda é amplamente baseado nos princípios estabelecidos no Código Civil de Napoleão Bonaparte após a revolução, nos anos 1800.

5. Os supermercados na França não podem jogar fora alimentos

Os supermercados na França não podem jogar fora alimentos que estejam próximos da data de validade. Em vez disso, eles devem doar os alimentos para uma instituição de caridade ou banco de alimentos. A França aprovou esta lei em 2016 para ajudar a reduzir a fome e prevenir o desperdício de alimentos! Por que nem todo mundo faz isso?

Supermercados com mais de 399 m2 que são pegos descartando alimentos de boa qualidade que se aproximam de sua data de validade enfrentam multas pesadas de até € 75.000, ou dois anos de prisão. 

6. O francês bebe mais de 11 milhões de taças de vinho a cada ano

De todos os países do mundo, a França consome a segunda maior quantidade de vinho. No total, os franceses consomem cerca de 25 milhões de hectolitros por ano. Eles ficam atrás dos Estados Unidos, que consome cerca de 30 milhões de hectolitros.

7. O idioma francês é bem falado no mundo

O francês é a língua oficial de 29 países do mundo. O Canadá é um deles, na província de Quebec.

8. Um francês inventou a rotatória

As rotatórias foram inventadas pelo arquiteto urbano francês Eugène Hénard.

A primeira rotatória construída por Eugène é também a maior rotatória da França.

Foi construída em 1906 na Place Charles de Gaulle, historicamente conhecida como “la place de l’Étoile”, que é o ponto de encontro de doze avenidas retas, incluindo a Champs-Élysées. A rotatória circunda o monumento ao Arco do Triunfo e fica extremamente lotada de carros, dificultando a entrada e a saída.

9. A França tem o recorde mundial de quantidade de rotatórias

Estima-se que existam cerca de 30 mil rotatórias na França, mas ninguém sabe ao certo. Isso é mais do que qualquer outro país do mundo.

10. Os croissants não são uma invenção francesa, nem a baguette

Quando você pensa na comida francesa, provavelmente vêm à mente croissants e baguetes, mas esses dois produtos de padaria tradicionais franceses foram, na verdade, trazidos para a França por um austríaco que os baseava no pão austríaco de sua terra natal.

11. Os franceses inventaram as latas, o secador de cabelo e o balão de ar quente

Acontece que devemos agradecer aos franceses por muitas das úteis invenções que conhecemos e amamos hoje. Por exemplo, o inventor francês Nicolas Appert teve a ideia de usar potes de vidro selados colocados em água fervente para conservar alimentos em 1809. Pierre Durand inventou mais tarde a lata. Braille também foi desenvolvido por Louis Braille, que ficou cego quando criança. Enquanto isso, o médico René Laennec inventou o estetoscópio em um hospital em Paris em 1816 e Alexandre-Ferdinand Godefroy patenteou o primeiro secador de cabelo do mundo em 1888. O majestoso balão de ar quente também foi criado pelos irmãos Montgolfier Joseph e Etienne, que revelaram a primeira exibição pública do mundo de um balão sem amarras em 1783.

12. Paris Gare du Nord é a estação ferroviária mais movimentada da Europa

Gare du Nord em Paris é a estação ferroviária mais movimentada da Europa e do mundo (fora do Japão). Mais de 214 milhões de passageiros passam por ele a cada ano. A estação original foi construída em 1846, mas tornou-se muito pequena para operações e, portanto, foi demolida e reconstruída em 1889. Outras extensões foram realizadas entre as décadas de 1930 e 1960. A estação também deve passar por mais obras de ampliação, a fim de se preparar para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. Isso aumentará sua capacidade para mais 200.000 passageiros diários.

13. A tradição de usar vestido branco teve origem na França em 1499

A maioria das noivas sonha em caminhar pelo corredor em um lindo vestido de noiva branco. Mas até o século 19, eles raramente compravam um vestido de noiva especial e optavam por sua melhor roupa. A tradição popular na verdade se originou na França com o casamento de Ana da Bretanha e Luís XII da França em 1499. Ela usou um vestido branco no casamento, marcando o início do costume popular ocidental. No entanto, não foi até 1840, quando a Rainha Vitória se casou com o Príncipe Albert, que o vestido branco realmente ganhou popularidade e a tradição foi cimentada.


Curtiu? Existem tantas outras interessantíssimas curiosidades sobre a França que ficaríamos horas por aqui e não conseguiríamos falar de todas! 

Para receber um orçamento de intercâmbio na França, não hesite em nos contatar através de e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55 11 97446-8692.

Você gostaria de fazer um orçamento conosco? Basta preencher esse formulário.