Como funciona o intercâmbio na França

Como funciona o intercâmbio na França

Localizada no coração da Europa, a França é um destino cheio de história, cultura, belezas naturais e muito charme. O país se destaca na lista de interesse de intercambistas. Além de instituições de ensino que são referência no mundo todo, é famoso pela gastronomia, pelos seus cafés e restaurantes com receitas capazes de conquistar os paladares mais exigentes.

A França está entre os países mais ricos e desenvolvidos do mundo. Na Europa, ocupa o terceiro lugar entre as economias do continente, superada somente pela Alemanha e o Reino Unido. No âmbito global, é a sexta economia, superada pelos Estados Unidos, Japão, Alemanha, República Popular da China e Reino Unido.

A capital, Paris, exerce um importante papel na Europa, inclusive, é uma das mais populosas do continente. Além disso, é considerada uma cidade global, ou seja, uma das mais importantes do mundo. Neste artigo iremos explicar como funciona o intercâmbio para França.

Como tirar o visto de estudante para a França

Até 90 dias 

As regras para estudar na França são consideravelmente simples. Se você vai estudar por um período de até três meses (90 dias), você não precisa de visto prévio. Nesse caso, o estudante entrará na França com o visto de turista, que é concedido no ato de entrada no país. Caso seu interesse seja estudar por mais de 90 dias, deverá ser solicitado um visto prévio, ainda no Brasil.

Período superior a 90 dias

Antes de dar entrada em um pedido de visto de estudante junto ao Consulado responsável por sua circunscrição, o estudante deve cumprir as etapas pré-consulares do procedimento Campus France. Esse procedimento pré-consular destina-se única e exclusivamente a um pedido de visto de categoria “étudiant”. Nenhum pedido de visto será tratado pelo Consulado sem que antes o estudante tenha finalizado o procedimento pré-consular.

Recomenda-se que o estudante dê início ao procedimento pré-consular Campus France com pelo menos três meses de antecedência de sua viagem.

O tempo de cumprimento de todas as etapas do procedimento Campus France deve ser gerenciado por cada estudante. O Campus France Brasil não se responsabiliza por eventuais atrasos de solicitação de visto de estudante devido ao não cumprimento das etapas no prazo sugerido. Após cumpridas todas as etapas do procedimento Campus France, o estudante será então orientado a pedir seu visto de estudante junto a um dos três consulados da França no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília. O visto só pode ser requisitado com uma antecedência máxima de 2 meses antes do início de seus estudos na França. O consulado poderá recusar a solicitação caso você compareça antes do prazo mencionado.

No Brasil você deve ir no Consulado de acordo com a cidade em que você mora, ou seja:

Consulado do RJ: para habitantes do RJ, ES e MG.

Consulado de SP: para habitantes de SP, PR, SC, RS ou MS.

Consulado de Brasília: para os habitantes dos outros estados não citados acima.

Os pedidos de visto junto aos consulados devem ser feitos pessoalmente e a entrega da documentação consular é realizada unicamente mediante agendamento prévio realizado através do site do consulado. As orientações de agendamento, assim como a lista de documentos para a solicitação de visto, devem ser consultadas nos sites de cada consulado.

No dia previamente agendado, o solicitante deverá entregar a documentação consular e realizar a coleta dos dados biométricos (registro digital da fotografia e das impressões digitais).

O prazo de concessão de um visto de estudante é de 10 a 15 dias úteis a partir da data do comparecimento no consulado.

Como trabalhar na França

Adquirindo um curso com duração superior a 12 semanas (90 dias), o intercambista dará entrada no visto de estudante – isso significa ter direito de trabalhar legalmente por até 20 horas semanais. Para regularizar o trabalho, basta que a empresa/estabelecimento assine um contrato de trabalho e realize algumas formalidades legais junto aos organismos franceses responsáveis. A lei francesa autoriza os estudantes estrangeiros a trabalhar, como forma de completar sua renda. Quando se trabalha na França, sendo ou não estudante, um salário mínimo é garantido legalmente. Esse salário é conhecido como Smic (salaire minimum interprofessionnel de croissance). 

The Working holiday visa

O visto working holiday visa permite que você permaneça na França por um ano como turista, com permissão para trabalhar. É concedido por um período máximo de 12 meses e não é renovável. O visto de trabalho é para jovens de 18 a 30 anos de idade.

O titular do visto de trabalho não precisa concluir as formalidades na chegada à França. Ele ou ela pode permanecer na França por todo o período do visto sem solicitar uma autorização de residência. Para mais detalhes acesse nosso artigo: Programa de Férias e Trabalho na França.

Seguro viagem

O seguro viagem é obrigatório para brasileiros e deve ter um valor de cobertura mínima de 30 mil euros devido o Tratado de Schengen. Lembrando que se você já tem sua viagem marcada para a França, independente da duração do curso você precisa adquirir um seguro viagem com essa cobertura mínima exigida!

Seja para fazer intercâmbio de francês ou apenas visitar o país, portadores de passaporte brasileiro precisam ter comprovante de seguro viagem para passar pela imigração da França. Se não tiver e for cobrado pelo agente de imigração, poderá ser deportado de volta ao Brasil!

Por que estudar francês na França?

O francês é falado nos cinco continentes

Estima-se que existem no mundo cerca de 220 milhões de pessoas que falam francês. É uma língua bonita, rica e melodiosa – também chamada de “a linguagem do amor”. É o idioma oficial de muitas organizações internacionais, entre elas, a Organização das Nações Unidas (ONU), UNESCO, OTAN, Cruz Vermelha Internacional.

É fácil de aprender e ajuda no aprendizado de outros idiomas

Existem muitos métodos para aprender francês, tanto para quem busca apenas uma comunicação eficiente quanto para quem quer fluência e domínio na hora de ler e escrever. 

Diferencial para sua carreira

A França é uma das maiores economias do mundo, reúne grandes investidores e hospeda visitantes do mundo inteiro. Um curso de francês é uma ótima oportunidade para fazer novos contatos e aprender uma língua considerada indispensável para quem quiser trabalhar em organizações internacionais.

Acesso privilegiado à cultura

Um intercâmbio na França permite conhecer novos sabores, pratos inusitados, moda, teatro, artes visuais, dança, arquitetura, literatura, cinema e música. Além disso, o país tem paisagens de tirar o fôlego.

Passaporte para grandes universidades

A França tem muitas universidades classificadas entre as melhores instituições da Europa e do mundo inteiro em áreas de negócios, engenharia, arte, design e escolas de culinária. Com domínio do idioma, aumentam-se as chances de conseguir bolsas de estudo com o governo francês, especialmente para pós-graduação.


Ficou alguma dúvida sobre como funciona o Intercâmbio na França?

A Trinity ficará contente em esclarecer tudo!

Para receber um orçamento de intercâmbio na França, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55 11 94712-1141.

Você gostaria de fazer um orçamento conosco? Basta preencher esse formulário.

× Clique aqui