Qual a melhor idade para fazer intercâmbio?

Qual a melhor idade para fazer intercâmbio?

O intercâmbio é a oportunidade ideal para aprender melhor uma outra língua, imergir em novas culturas, conhecer novas pessoas e amadurecer. Ele é indicado para todas as pessoas independentemente de idade, mesmo porque as escolas costumam oferecer cursos e condições especiais para cada fase da vida do estudante. Portanto, não há limites para conhecer o mundo e aprender coisas novas. Por isso, a melhor idade para fazer intercâmbio é agora!

Neste artigo vamos apresentar alguns pacotes para que você saiba qual o mais indicado para o seu perfil.

Ensino médio em outro país

Os estudantes que estão no ensino médio no Brasil podem aproveitar para cursar o High School em outros países. Isso permite que eles façam um dos anos dos seus estudos em uma escola de outra nacionalidade, aumentando a interação com os nativos e assimilando os conteúdos em outra língua. É necessário já ter uma noção básica do idioma para que o aluno não seja prejudicado em matérias essenciais, como geografia, história e matemática, além das disciplinas de linguagem. Normalmente, as pessoas que podem fazer esse tipo de intercâmbio têm entre 14 a 18 anos, de acordo com o currículo educacional brasileiro.

Curso de idiomas

Fazer um curso de idiomas é uma ótima forma de ficar mais próximo da língua que você deseja aprender. As situações cotidianas, o contato com o povo e cultura local, estimulam o raciocínio do novo idioma e enriquecem, também, o entendimento de novas palavras e expressões, o que garante a combinação perfeita para um aprendizado rápido e duradouro. Ele serve para todas as idades, mas o mais indicado é a partir dos 16 anos, quando o estudante já pode ter uma experiência melhor em outro país e possui mais autonomia para realizar diversas atividades.

Graduação e outras formações profissionais

Essa é uma excelente maneira de assimilar o idioma enquanto você aproveita para ir em busca de um diploma profissional. A vida acadêmica em outro país também proporciona maior interação com a comunidade mais jovem, trazendo novas experiências. Normalmente o aluno já tem no mínimo 17 anos quando opta por essa opção de intercâmbio, já que ele precisa ter concluído o Ensino Médio. As instituições oferecem opções de graduação, mestrado, doutorado e MBA. Existem alternativas para todas as idades.

Estudo + trabalho

Que tal aprimorar o idioma com uma experiência de estudo e trabalho naquele país que você tanto deseja conhecer? Já pensou em receber um salário na moeda local, por exemplo, dólar ou euro? Essa é a dinâmica do Programa Estudo + Trabalho.

Trabalhar de forma remunerada no exterior é uma ótima experiência para aperfeiçoar a língua estrangeira, pois além do aprendizado em sala de aula é possível vivenciar situações reais do dia a dia e uma total imersão na cultura do país escolhido.

Essa opção de intercâmbio é atraente principalmente para quem já terminou os estudos no Brasil e precisa de um emprego para se manter durante a viagem. Ele costuma ser indicado com idade mínima de 16 anos, para assumir tarefas como acompanhar crianças enquanto os pais estão fora; ou para pessoas maiores de idade (18 anos), que já possuem um leque maior de opções, como entregadores de delivery, atendentes em hotéis, entre outros.

Trabalho voluntário

O programa de trabalho voluntário é ideal para quem busca estudar e ajudar pessoas pelo mundo. Você fará novos amigos, terá conhecimento sobre assuntos críticos que o mundo ainda enfrenta nos dias de hoje, conhecimento e entendimento da cultura local e, claro, a oportunidade de fazer a diferença na vida de outra pessoa. Além disso, essa bagagem cultural é cada vez mais valorizada pelas empresas que buscam profissionais com formação mais abrangente.

Vale ressaltar que não existe idade máxima para fazer intercâmbio. Lembre-se sempre, nunca é tarde demais para ter essa experiência incrível!


Agora que você já sabe que a melhor idade para fazer o seu intercâmbio é agora, chegou a hora de escolher um pacote com a Trinity que mais combine com você. 🙂 

Para receber um orçamento de intercâmbio, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55 11 94712-1141.

× Clique aqui