Principais atrações de Berlim

Principais atrações de Berlim

Berlim, a capital da Alemanha, existe desde o século XIII. Algumas recordações da história turbulenta da cidade no século XX são o Memorial do Holocausto e as ruínas do Muro de Berlim, repletas de grafites. Usado como divisão de fronteiras durante a Guerra Fria, o Portão de Brandemburgo, construído no século XVIII, tornou-se um símbolo da reunificação.

A cidade também é conhecida por seu cenário artístico e seus monumentos modernos, como a Filarmônica de Berlim, dourada e de telhado triangular, construída em 1963. Neste artigo reunimos as principais atrações de Berlim para inserir no seu roteiro de viagem pelo país.

Portão de Brandemburgo

Um dos principais cartões postais de Berlim é o Portão de Brandemburgo, localizado na Pariser Platz, em Mitte, um distrito bastante valorizado na cidade e considerado um dos melhores bairros para se hospedar em Berlim.

O monumento foi construído no final do século XVIII e era um dos portões que davam acesso a cidade.

Reichstag

A pouquinhos metros do Portão de Brandenburgo encontra-se o Reichstag, que é o prédio que abriga o parlamento alemão. O prédio de dimensões monumentais, além de ser muito bonito tem também uma rica história: em 1918, o político Philipp Scheidemann proclamou a República na Alemanha de uma de suas janelas. E em 1933 houve um incêndio no prédio, acontecimento que foi usado como pretexto pelos nazistas para iniciar a perseguição aos seus oponentes. A cúpula e o terraço do prédio do Reichstag são abertos à visitação, só é necessário se inscrever online.

Parque Tiergarten

Tiergarten significa “jardim de animais”. É o segundo maior e o mais importante parque de Berlim. Fica próximo ao Portão de Brandemburgo. Além de grande área verde e pistas para correr e pedalar, concentra inúmeros monumentos e atrações como o Zoológico de Berlim. No verão, não repare se encontrar algum nudista se bronzeando nos jardins.

Memorial aos Judeus Mortos da Europa (Memorial do Holocausto)

Na região de Mitte, fica o Memorial do Holocausto em homenagem aos judeus mortos na Europa. 

Também integram o memorial uma sala subterrânea chamada de “Local da Informação”, onde acontecem exposições que documentam a perseguição e o extermínio dos judeus, e guarda o nome de todas as vítimas conhecidas do Holocausto.

Potsdamer Platz

A Potsdamer Platz é uma área com prédios super modernos e arrojados que foram construídos após a queda do muro de Berlim, em 1989. Na verdade esta praça já existia desde o Séc. XIX e nos anos 20 e 30 era um local super movimentado com restaurantes, teatros, cinema, cafés, lojas, hotéis e trânsito intenso para os padrões da época. Porém a praça foi severamente danificada por bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial e com a divisão de Berlim em setores após a guerra, o local acabou ficando como parte da fronteira entre os setores americano, soviético e britânico. 

Após a construção do muro de Berlim em 1961 os prédios restantes foram demolidos e a área ficou totalmente vazia e deserta. Somente com a queda do muro é que o local ganhou vida e foram construídos estes prédios novos e modernos. A Potsdamer Platz é também um centro de lazer, com salas de cinema, restaurantes, bares, etc. 

Muro de Berlim

O Muro de Berlim é um marco na história do país e conhecer seus resquícios é visita obrigatória para quem está na cidade, sendo um dos pontos turísticos mais procurados de Berlim.

Ainda existem vários “pedaços” remanescentes de muro na cidade, e o mais famoso deles é conhecido como East Side Gallery, que fica ao longo do Rio Spree. Este pedaço de muro recebeu  – e ainda recebe – grafites de vários artistas, uma espécie de desabafo diante da história do país.

Unter den Linden

A Unter den Linden é uma das avenida mais famosas de Berlim e um passeio por ela é programa obrigatório numa visita à Berlim. Ao longo desta avenida, que se estende deste a Pariser Platz (onde está o Portão de Brandemburgo) até a ponte Schlossbrücke, encontram-se diversas atrações e pontos interessantes, como por exemplo a Ópera de Berlim, a Universidade Humboldt, os prédios Kronprinzenpalais e Prinzessinnenpalais.

Siegessäule

A coluna da vitória foi construída para comemorar as vitórias do Império Alemão em guerras. O monumento tem um museu em seu interior e um terraço circular, composto de colunas de granito vermelho.

Ao visitar o terraço não deixe de apreciar os belos mosaicos de vidro, que retratam cenas importantes da história do reino da Prússia.

Gendarmenmarkt

Gendarmenmarkt é uma praça no centro de Berlim, considerada por muitos como a mais bonita da cidade. A praça é composta por 3 belos e harmoniosos edifícios: a Casa de Concertos no centro e as Catedrais Francesa e Alemã, que são praticamente idênticas e ficam uma de cada lado da Casa de Concertos e de frente uma para a outra. Ao redor da praça existem muitas lojas, restaurantes e hotéis.

Alexanderplatz e a Torre de TV

A Alexanderplatz é uma praça grande e super movimentada de Berlim. Nela se localiza uma das principais estações de metrô da cidade, por onde passam diversas linhas, além de ser também um local com muitas opções para compra. Na Alexanderplatz você pode ver o Urania-Weltzeituhr, um relógio que mostra a hora dos mais diversos fusos horários e a Torre de TV, uma das construções mais altas da Europa e de onde se pode ter uma bela visão de Berlim em 360 graus. Nestas imediações encontra-se também a Rotes Rathaus, que é o prédio da Prefeitura.

Checkpoint Charlie

O Checkpoint Charlie era o principal ponto de fiscalização do Muro de Berlim, ou seja, onde acontecia o controle da passagem entre os dois lados da cidade.

Depois da queda do muro, o ponto foi preservado como parte do museu desta área, mantida exatamente como era na época da existência do muro.

Com todas essas informações, deu ainda mais vontade de planejar seu intercâmbio para Alemanha, né?! Para mais detalhes confira o artigo: Como funciona o intercâmbio na Alemanha.


Gostou? Existem tantas outras atrações imperdíveis em Berlim que ficaríamos horas por aqui e não conseguiríamos falar de todas! 

Para receber um orçamento de intercâmbio na Alemanha, não hesite em nos contatar através de e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55 11 94712-1141.

Você gostaria de fazer um orçamento conosco? Basta preencher esse formulário.

× Clique aqui