Como funciona o intercâmbio na Alemanha

Como funciona o intercâmbio na Alemanha

A Alemanha é um país situado na Europa Ocidental com uma paisagem de florestas, rios, cordilheiras e praias do Mar do Norte. A nação tem mais de 2 milênios de história. Berlim, a capital, abriga cenários artísticos, o Portão de Brandemburgo e muitos locais relacionados à Segunda Guerra Mundial. Munique é conhecida pela Oktoberfest e pelos beer halls, entre eles o Hofbräuhaus, do século XVI. Frankfurt, com seus arranha-céus, abriga o Banco Central Europeu. A Alemanha é um dos países mais organizados, limpo, pontual, responsável e inteligente do planeta. E, o melhor é que não falta animação, belas paisagens, história e cultura. 

Como tirar o visto de estudante para Alemanha

Até 90 dias

Brasileiros não necessitam de visto de estudante desde que ocupem o tempo de 90 dias no país (3 meses). Se o tempo ultrapassar, há um visto específico para cada necessidade, seja estagiar, estudar ou trabalhar. 

Apenas com o passaporte válido, seguro viagem, comprovante de hospedagem, comprovação financeira e passagem de retorno é possível entrar no país para turismo ou estudo, pelo período de 90 dias.

Acima de 90 dias

Para intercâmbios com duração superior a 90 dias, é necessário solicitar o visto de estudante. O visto é solicitado na própria Alemanha, e por lá eles chamam o visto de residência, ou seja, o estudante tem até 90 dias para solicitar a residência no país.

A residência de estudante é solicitada no Departamento de Estrangeiros, dentro do prazo de 3 meses após a entrada no país, a recomendação da Trinity é de que esta solicitação seja feita 45 dias antes desse prazo acabar.  

Como trabalhar na Alemanha

Se você está planejando cursar uma faculdade, pós-graduação ou mestrado e pretende trabalhar na Alemanha, a boa notícia é que o país permite que você trabalhe legalmente. 

Optando por um curso acadêmico, você deve aplicar o National Visa, indicado a quem fica no país para estudo de ensino superior por um período maior que 90 dias (3 meses). Este tipo de visto proporciona para o estudante a possibilidade de trabalhar part time (até 20h semanais) durante o período de estudos. Após a conclusão do curso de ensino superior, seja ele graduação, pós graduação, mestrado, doutorado, etc. o estudante pode solicitar a extensão do visto por até 18 meses (1 ano e meio) de visto.

Seguro viagem 

O seguro viagem é obrigatório para brasileiros e tem um valor de cobertura mínima de 30 mil euros devido o Tratado de Schengen. Lembrando que se você já tem sua viagem marcada para Alemanha, independente da duração do curso você precisa adquirir um seguro viagem!

Seja para fazer intercâmbio de idioma, curso acadêmico ou apenas visitar o país a turismo, portadores de passaporte brasileiro precisam ter comprovante de seguro viagem para passar pela imigração da Alemanha. Se não tiver e for cobrado pelo fiscal, poderá ser deportado de volta ao Brasil!

 Comprovação financeira

O agente da imigração está ali para tentar identificar pessoas que tenham planos de viajar para Europa e ficar lá ilegalmente. Nenhum país quer bloquear a entrada de viajantes comuns, pois turismo gera dinheiro e movimenta a economia local. Assim, deixar evidente que você tem condições financeiras de se manter na Europa pelo período de dias planejado para sua viagem é a melhor forma de comprovar suas boas intenções e não gerar problemas com a imigração.

Junte, portanto, a sua lista de documentos para viajar para Europa, todo tipo de comprovação financeira que mostre que você tem condições de bancar o custo de vida europeu pela duração de sua viagem. O valor a ser comprovado, costuma ser € 10.236. Vale lembrar, que este valor é referente ao ano, ou seja, se o estudante for realizar um intercâmbio com duração menor que um ano esse valor será proporcional ao período de intercâmbio do aluno. Essa comprovação pode ser feita tanto via conta bloqueada ou via sponsor do Brasil, sendo somente pai e mãe aceitáveis para tanto. 

O valor mínimo exigido para turismo, que deve ser comprovado, costuma ser de € 68,00 por dia de viagem. Este valor, no entanto, serve apenas como orientação. 


Ficou alguma dúvida sobre como funciona o Intercâmbio na Alemanha?

A Trinity ficará contente em esclarecer tudo!

Para receber um orçamento de intercâmbio na Alemanha, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55 11 94712-1141.

Você gostaria de fazer um orçamento conosco? Basta preencher esse formulário.


× Clique aqui