Tradição de St. Patrick’s Day

Tradição de St. Patrick’s Day

Principal feriado da Irlanda, o dia 17 de março é muito importante para os irlandeses e sua rica cultura. Nessa data, é comemorado o St. Patrick’s Day, em homenagem ao santo padroeiro do país. Ele é conhecido por ter levado a religião católica para o local.

A data é uma das mais importantes do ano e se espalhou pelos descendentes de irlandeses ao redor do mundo. A comemoração se materializa em uma das festas mais tradicionais da região, e que atrai, anualmente, milhares de turistas dispostos a entrar no espírito verde.

Por trás de toda essa celebração, existe muita tradição e história. Por isso, preparamos este artigo para vocês conhecerem um pouco mais sobre o St. Patrick’s Day e aproveitar a data, que também é comemorada no Brasil.  

Quem foi São Patrício?

Existem muitas histórias sobre o Saint Patrick (ou São Patrício, em português). O que se sabe é que ele nasceu na Grã-Bretanha no final do século IV, e até os 16 anos se considerava pagão. Nessa época, foi sequestrado e vendido como escravo para os irlandeses. 

Durante o tempo em que foi escravizado (cerca de 6 anos), começou a se voltar para Deus. Após conseguir escapar da captura, foi estudar em um mosteiro por 12 anos. Durante essa fase da vida, descobriu que a sua vocação era converter os pagãos irlandeses para o Cristianismo.

St. Patrick foi, então, em diversos mosteiros e obteve sucesso na sua missão. Os druidas celtas não gostaram de sua atitude e tentaram prendê-lo várias vezes, mas ele sempre escapou. Depois de passar 30 anos sendo missionário na Irlanda, foi para County Down e lá permaneceu até a sua morte.

A imagem de Patrick não é valorizada apenas pelos detalhes históricos. Seu grande trunfo está em conseguir retornar ao país de origem depois do período de escravidão, com o objetivo de transmitir a mensagem de Deus.

O que se comemora no St. Patrick’s Day?

Dia 17 de março foi escolhido como St. Patrick’s Day por ser a data de morte do santo patrono da Irlanda. Os irlandeses também aproveitam a ocasião para celebrar toda a cultura e crendices locais.

Diversos países celebram a data, especialmente aqueles que têm histórico de imigração irlandesa. Na Irlanda, o feriado conta com muita festa de rua e desfiles de músicas tradicionais. As pessoas aproveitam o feriado para beber muita green beer (cerveja verde), cor símbolo das comemorações.

Outros locais que também fazem festividades são os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Argentina e Brasil. Em Boston, os americanos promovem um dos maiores desfiles de St. Patrick’s Day do mundo, reunindo milhares de pessoas ao longo da festa.

Quais são os símbolos da celebração?

Entre os principais símbolos do St. Patrick’s Day, estão o trevo de três folhas, o duende e a cruz celta. Entenda melhor sobre eles a seguir:

Shamrock (Trevo)

Acredita-se que St. Patrick usava o trevo como símbolo para representar a santíssima trindade e pregá-la aos pagãos celtas. A planta também era considerada sagrada na Irlanda Antiga, pois indicava o início da primavera.

Durante o século XVI, enquanto os ingleses confiscaram terras irlandesas e desenvolviam leis contra o idioma e a prática do Catolicismo, o trevo tornou-se símbolo do nacionalismo irlandês emergente.

Leprechaun (Duende)

Provavelmente, essa representação veio do folclore celta, que era cheio de fadas, duendes e mulheres que podiam usar seus poderes para o bem ou para o mal. Nesse caso, leprechauns eram almas excêntricas que consertavam os sapatos das fadas.

Esse símbolo começou a ser usado depois que a Walt Disney Pictures lançou um filme, em 1959, com um duende alegre e simpático, chamado Darby O’Gill & the Little People (A Lenda dos Anões Mágicos).

Celtic Cross (Cruz Celta)

Com o objetivo de completar a sua missão e converter celtas irlandeses em cristãos, acredita-se que São Patrício tenha unido a cruz cristã com a cruz solar (forte símbolo irlandês). Assim, ele criou a Cruz Celta, que foi incorporada como um dos principais símbolos da festa.

Bebidas irlandesas para comemorar o St.Patrick’s day

Se você quer entrar no clima da festa irlandesa, confira as bebidas e drinks tradicionalmente irlandeses.

Chopp verde

O chopp verde foi criado exclusivamente para o St. Patrick’s Day. Para chegar a coloração esverdeada, na Irlanda, adiciona-se uma dose de menta a bebida. Já no Brasil, alguns lugares colocam simplesmente um corante sem sabor, na cor azul, que ao entrar em contato com o amarelado da cerveja, torna-se verde.

Cerveja guinness

Uma das cervejas irlandesas mais tradicionais é a Guinness Stout. Sua coloração escura, a espuma densa, sabor complexo e encorpado, são suas marcas registradas (oferecendo até um ritual próprio para servir no copo).

Whiskey irlandês (Jameson ou Bushmills)

Mesmo com a maior fama do tradicional whisky escocês e pelo versátil whiskey americano, o whiskey irlandês é um item obrigatório quando falamos da famosa bebida destilada de malte. A começar pelo fato que muitos historiadores apontam que o whisky foi criado na Irlanda. Além, disso, a escola irlandesa é famosa por seu estilo mais suave e adocicado, o que torna a bebida uma boa porta de entrada para o mundo dos destilados de malte. Entre os maiores expoentes, está o Jameson e o Bushmills.


O St. Patrick’s Day é um momento ideal para quem gosta de festa e animação. Por isso, no próximo dia 17 de março, não deixe de se vestir de verde e celebrar a cultura irlandesa.

Para receber um orçamento de intercâmbio, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55 11 94712-1141.

Você gostaria de fazer um orçamento conosco? Basta preencher esse formulário.


× Clique aqui