História da Inglaterra/Peaky Blinders

História da Inglaterra/Peaky Blinders

A terra conhecida como Inglaterra é habitada há milhares de anos. Em 1066 ocorreu a Conquista Normanda: os normandos, ramo dos vikings que havia se instalado no norte da França, conquistaram a Inglaterra. A fusão do inglês antigo com o francês dos normandos e sua cultura marca o início da Inglaterra e do inglês moderno. 

Em 1154, Henrique II subiu ao trono e começou uma nova linhagem de reis, aumentando o território do país. Durante o reinado de Henrique VIII (1509–47), os ingleses lançaram-se à conquista do mundo, mas foi no reinado da rainha Elizabeth I (1558-1603) que a Inglaterra tornou-se potência marítima. 

Ao longo de centenas de anos, a Inglaterra gradualmente se apropriou também de territórios vizinhos. O País de Gales foi incorporado à Inglaterra em 1536. Em 1707, a Escócia se fundiu com o País de Gales e a Inglaterra para formar a Grã-Bretanha. Em 1801, a Irlanda foi anexada à Inglaterra, Escócia e País de Gales, constituindo o Reino Unido da Inglaterra e da Irlanda. A maior parte da Irlanda tornou-se república em 1921, mas a Irlanda do Norte permaneceu parte do Reino Unido, que passou a chamar-se Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte.

Já ouviram falar do grupo Peaky Blinders? 

Foi um grupo que aos poucos tomou o controle da cidade de Birmingham, na Inglaterra. Uma história tão impactante assim não poderia passar em branco. Neste artigo iremos te contar um pouco sobre essa história que se tornou uma série que ganhou bastante atenção e destaque entre os críticos de televisão.

Fatos reais

Algumas décadas antes do início de 1900, a Inglaterra era fortemente dominada por uma onda crescente de violência derivada da crise econômica, que levava muitos pais e mães de família a atividades ilegais. No entanto, com o tempo, ataques violentos e furtos passaram a fazer parte de um sistema hierárquico, feito presente através da criação de gangues compostas por homens de 12 a 30 anos de idade.

Sem ver outras alternativas além de desafiar o sistema britânico, uma das gangues surgiu devagar no final de 1890, intitulada de Peaky Blinders, sob a liderança de um rapaz chamado Kevin Mooney. Para despistar as autoridades, Kevin constantemente mudava o seu nome real e inventava pseudônimos, sendo um deles o de Thomas Gilbert, o que possivelmente inspirou a criação de “Thomas Shelby”. 

Os primeiros grandes rivais da gangue foram os Cheapside Sloggers, que notaram seu crescimento em busca de expansão pelo domínio de áreas territoriais e resolveram comprar a briga. Mas perderam. O grande diferencial da gangue de Kevin (ou Thomas) era a sua necessidade em correr na direção contrária ao crime organizado da época, inclusive no jeito diferenciado de se vestir. 

Foi inclusive do visual que o nome da gangue surgiu. Ao contrário do que é mostrado na série, estima-se que os Peaky Blinders tenham recebido o título por usarem chapéus pontudos (conhecidos por lá como “peaky”) e esconderem constantemente o próprio rosto (blinders, fazendo referência ao fato de darem poucos indicativos visuais). Mas esta não é a única diferença entre a série e a vida real. 

Na Série

Por mais que pareçam tão insuperáveis e imponentes, na vida real os Peaky Blinders foram dominados por outra gangue chamada Birmingham Boys, liderados por Billy Kimber, que inclusive chega a aparecer na série. Os Peaky Blinders boys ficaram no poder por duas décadas até que, depois de perderem o posto, desapareceram da cidade por completo de maneira misteriosa. 

Uma diferença considerável é que na vida real os Blinders costumavam cometer crimes menores na maioria das vezes, como roubos de bicicletas, assaltos a lojas e furtos. Eles constantemente iam parar nas prisões regionais e eram conhecidos pelas autoridades locais como jovens rebeldes, mas a causa da gangue nunca era entendida ou desvendada.

Inclusive, em 1899 um policial conhecido na região da Irlanda por combater diversos crimes maiores com eficácia recebeu a tarefa de parar o domínio das gangues, mas a dificuldade de lidar com um sistema autoritário e corrupto o impossibilitou, dando até mesmo mais força para os Peaky Blinders. 

Fonte: adorocinema, Britannica escola.


Para receber um orçamento de intercâmbio, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55 11 94712-1141.

Você gostaria de fazer um orçamento conosco? Basta preencher esse formulário.

× Clique aqui