8 motivos para estudar em Edimburgo, na Escócia

8 motivos para estudar em Edimburgo, na Escócia

Quanto se trata de estudar inglês no Reino Unido, Londres costuma ser a primeira cidade a vir na cabeça, não é mesmo? Mas a Inglaterra não é a única opção. 

Para contextualizar, o Reino Unido é formado por 4 países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Todos eles tem o inglês como primeira lingua e sua moeda é a libra esterlina. Edimburgo, listada como Patrimônio Mundial da UNESCO, tem muitos títulos e oferece um banho de cultura e beleza para turistas e residentes. Cenário de filmes como Coração Valente e Guerreiro Imortal, Edimburgo abriga um dos castelos mais conhecidos em UK, o Castelo de Edimburgo, construído sob a Cast;e Rock, uma rocha de formação vulcânica.

E, para diversificar um pouco, o artigo de hoje é sobre 8 motivos para estudar em Edimburgo, capital da Escócia, uma cidade acolhedora com estudantes internacionais e com o multiculturalismo. 

1. ATIVIDADES AO AR LIVRE

Já viu fotos de Edimburgo? Além de grandes catedrais e um Castelo magnífico, a capital escocesa também possui maravilhosas paisagens rurais,com campos verdes, montanhas, falésias, parques, jardins botânicos, lagos, etc. para quem gosta de atividades ao ar livre, este pode ser um destino altamente recomendado. Incluindo atividades culturais! Todos os anos, há mais de 350 festivais em todo o país, incluindo música, arte, cinema, arquitetura, comida… 

2. TURISMO

Se você tiver sorte, poderá até ver a aurora boreal em diferentes locais na parte mais ao norte da Escócia durante os meses mais frios do inverno escocês. As condições ideais são um amanhecer muito frio, longe das luzes da cidade e um céu limpo e sem nuvens. E voce já deve ter ouvido falar no monstro do Lago Ness, certo? O Lago Ness fica nas Terras Altas da Escócia. É possível pegar um onibus de passeio em Edimburgo e se aventurar procurando o lendário monstro 🙂

3. EQUILIBRIO

Em Edimburgo verifica-se uma combinação perfeita entre ambientes cosmopolitas e naturais. Parece uma cidade grande, mas com aspecto de interior. O que voce buscar em Edimburgo, voce vai encontrar.

4. LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

De avião, você pode chegar à Escócia saindo de Londres, em menos de uma hora e em pouco mais de 90 minutos de Paris. O aeroporto internacional permite viagens curtas de algumas das principais cidades da Europa para chegar à Escócia em um curto espaço de tempo. Desta forma, você pode estudar durante a semana e viajar muito para conhecer as belezas de outros países aos finais de semana!

5. QUALIDADE DE VIDA

A Escócia é um país muito seguro, o que é um lugar muito positivo para nós, brasileiros, porque às vezes temos medo de certas situações em nosso país. Na Escócia, você pode caminhar, curtir a noite ou andar de bicicleta como meio de transporte sem medo da violência. Além disso, o ar da cidade é mais limpo e a poluição sonora é muito menor do que o das cidades grandes do Brasil.

6. BAIXO CUSTO DE VIDA

Em comparação com a Inglaterra, o custo de vida na Escócia é menor, principalmente em termos de aluguel. Bora fazer as malas?

7. EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Edimburgo conta com uma das universidades mais renomadas do Reino Unido e do mundo, a University of Edinburgh, fundada em 1582, a qual ocupa atualmente o 16° lugar do ranking QS que destaca as melhores escolas do mundo. Esta instituição é pioneira no campo da tecnologia da informação e gestão.

Para entender o prestígio da cidade, grandes figuras do mundo literário nasceram ou viveram ali, como Walter Scott e J.K. Rowling, de modo que Edimburgo foi declarada a primeira cidade literária pela UNESCO.

Os cursos de inglês atraem alunos de todo o mundo, tornando a população jovem e muito diversificada.

8. EMPREGABILIDADE

Se a sua intenção é dar início a uma carreira internacional enquanto estuda no exterior, Edimburgo também se destaca nesse quesito. Ao ingressar no ensino superior, a empregabilidade é um ponto crucial, não é mesmo? 90% dos graduados estão trabalhando ou engajando-se com novos estudos dentro de um intervalo de seis meses após a formatura. Essa parcela ainda conta com a mais alta média de salário inicial no Reino Unido (Destination of Leavers from Higher Education, 2018) e 83% encontraram um emprego relevante em poucos meses após a graduação, de acordo com o International Graduate Outcomes.

Os estudantes estrangeiros que escolheram retornar aos seus países de origem relataram que ganham mais do que os profissionais que não estudaram no exterior. 

Nos últimos anos, o setor de produção de eletrônicos cresceu no país, empregando mais de 40.000 pessoas. Como consequência, as universidades passaram a focar em cursos de STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Além disso, o governo criou iniciativas para atrair mais mulheres às áreas de tecnologia a fim de criar oportunidades iguais para estudantes do sexo feminino interessadas em computação e outras áreas STEM, tanto nos cursos quanto no mercado de trabalho.


Se você deseja aperfeiçoar o inglês, motivos não faltam para que você escolha estudar na cidade da gaita de fole, da saia masculina e do uísque! Esta será uma excelente oportumidade para valorizar o currículo e impressionar seus futuros empregadores. Abra suas portas para uma carreira internacional.

Lembrando que brasileiros não precisam de visto prévio para entrar e permanecer na Escócia pelo período de 6 meses. 

Ficou alguma dúvida sobre estudar em Edimburgo? A Trinity ficará contente em esclarecer tudo!

Para saber mais sobre intercâmbio em Edimburgo, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55 11 947121141.

Gostaria de fazer um orçamento conosco? Basta preencher esse formulário.