Curiosidades da Espanha

Curiosidades da Espanha

Mesmo que você já tenha feito sua pesquisa sobre as curiosidades da Espanha, certamente há muitas curiosidades da Espanha que ninguém te contou. Desde costumes, dados oficiais, feriados, como o país é dividido e até o fuso horário. A Espanha não para de nos surpreender e seus costumes podem diferir muito dos que estamos acostumados. Pensando nisso, neste artigo trouxemos algumas curiosidade da Espanha que você precisa saber. 

La Tomatina, a guerra de tomate

Se há uma festa espanhola que a gente não entende bem é La Tomatina, uma tradição onde cerca de 30 toneladas de tomate são usadas como munição para a maior guerra de comida do mundo.

Há diversas versões para a origem da tradição, mas a mais confiável é a que diz que tudo começou em 1945 com uma briga durante o carnaval. Por acaso, havia uma barraca de tomates no momento e assim se iniciou a “guerra”.

A festa acontece a apenas 30 quilômetros de Valência, na cidade de Buñol. Esta encantadora cidade é o cenário dessa batalha anualmente, sempre na última quarta-feira de agosto de cada ano.

3º país mais visitado no mundo

Estando apenas depois da França e dos Estados Unidos, a Espanha é o terceiro país mais visitado do mundo. E a lista das mais bonitas cidades da Espanha é vasta: Barcelona e Madrid são representantes das grandes cidades, mas há também as menores, como Sitges e Salamanca. 

A dança folclórica mais popular é o Flamenco 

O flamenco é um dos elementos mais característicos da cultura espanhola, especialmente na Baixa Andaluzia, entre as províncias de Cádiz e Sevilha, onde surgiu por volta do século XVIII. Ele foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2010. O traje tradicional do flamenco são os longos vestidos de prega usados pelas mulheres. Eles são conhecidos mundialmente.

Futebol

O futebol é considerado o esporte mais popular na Espanha. O país é sede de alguns dos clubes mais reconhecidos do mundo, como F.C. Barcelona e Real Madrid. 

Siesta

Nas cidades do interior é comum no horário do almoço encontrar o comércio local fechado por um período médio de duas horas, é a siesta.  Os nativos têm o hábito de dormir após a refeição. Eles vão para casa, dormem por pelo menos uma hora e então retornam às suas atividades.

O Hino Nacional da Espanha não tem letra

Curiosamente, a “Marcha Real” é um dos únicos quatro hinos nacionais do mundo (juntamente com a Bósnia e Herzegovina, Kosovo e São Marinho) que não tem letra oficial.

A música foi composta em 1761 por Manuel de Espinosa de los Monteros, que escreveu a música como uma marcha militar para a Infantaria Espanhola.

Em 1770, o rei Carlos III a declarou a marcha oficial da Espanha, e mais tarde ela tornou-se o hino nacional do país. Ao longo dos séculos, houve uma série de tentativas de colocar palavras na “Marcha Real”, mas nenhuma das letras foi oficialmente aprovada pelo governo espanhol.

Dia de Reis

O “Dia de Reis” (06 de janeiro, feriado nacional) é mais importante que o Natal para as crianças espanholas. Há desfiles pelas cidades com os Reis Magos vistos por milhares de crianças que esperam ansiosamente seus presentes (ou carvão, caso tenham se comportado mal).

Pintura rupestre

A pintura rupestre mais antiga do mundo está na Espanha, na região de Cantábria, e tem 40.800 anos. Atualmente, só pode ser visitada por pessoas que foram sorteadas, para poder preservá-las. Mas você pode visitar o Museu de Altamira, onde há uma reprodução idêntica da caverna.

Unesco

Uma das principais curiosidades da Espanha é que há 44 lugares considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Esses incluem castelos, obras arquitetônicas, igrejas e muralhas.

Alguns exemplos dos patrimônios considerados pela Unesco são as obras de Gaudí em Barcelona e o Acueducto de Segovia, em Castilla e León. 

O maior produtor de azeite de oliva no mundo

Nós brasileiros geralmente associamos o azeite à Portugal, mas a verdade é que a Espanha produz cerca de 44% da quantidade total de azeite consumido no mundo!


Ficou interessado? Saiba mais informações sobre estudar em terras espanholas no artigo “Como funciona o intercâmbio na Espanha“. A Trinity te auxilia em tudo!

Para receber um orçamento de intercâmbio na Espanha, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55 11 94712-1141.

Você gostaria de fazer um orçamento conosco? Basta preencher esse formulário.

× Clique aqui