Custo de vida em Melbourne

Custo de vida em Melbourne

Melbourne é a capital do menor Estado da Austrália: Victoria. A cidade fica no extremo-sul do país e, por isso, tem as quatro estações do ano muito bem definidas. Melbourne é a segunda maior metrópole da Austrália e é conhecida por mesclar características europeias com uma identidade bem australiana. A cidade é conhecida como a capital “das artes e da cultura”, por isso oferece diversas opções de passeios, espetáculos, gastronomia, arquitetura, museus e galerias.

A dúvida da maioria dos estudantes que vão para Melbourne é “Qual o custo de vida da cidade?”, pensando nisso, neste artigo trouxemos a estimativa do custo de vida em Melbourne, calculando gastos essenciais que você terá enquanto estiver estudando e morando por lá. 

Moradia

Esse item é fundamental! A moradia varia de acordo com o conforto que cada um busca para si. Há diversos grupos no Facebook com essa temática, de pessoas compartilhando ou buscando vagas. E há opções de todos os tipos: quarto para dividir com outra pessoa, quarto individual em casa compartilhada, quarto para casal em casa compartilhada, etc. O custo de uma vaga de moradia em Melbourne gira em torno de AUD$120 a AUD$130 por semana.

Contas da casa/internet

Normalmente o valor do aluguel já inclui o consumo de gás e energia, mas caso não inclua, trouxemos uma média dos valores. Optar por uma moradia compartilhada é uma ótima forma para economizar nas contas da casa, pois o valor será dividido entre os moradores. 

Veja as principais despesas:

  • Gás, eletricidade – AUD$10 a AUD$20 por semana;
  • Telefone e Internet – AUD$15 a AUD$30 por semana.

Alimentação

Seja para quem gosta de comer fora ou cozinhar em casa, os gastos com alimentação não são altos comparado com as outras cidades. Em geral, dá para almoçar fora gastando entre AUD$15 e AUD$50. Mas se preferir pode economizar optando por fazer compras no supermercado:

  • Maçã (1kg) AUD$4,23;
  • Pão de forma (500g) AUD$2,99;
  • Ovo (dúzia) AUD$4,54;
  • Laranja (1kg) AUD$3,53;
  • Leite (1 litro) AUD$1,48;
  • Batata (1kg) AUD$3,68;
  • Arroz (1kg) AUD$2,54;
  • Tomate (1kg) AUD$5,03.

Transporte

Andar de bonde é a forma mais popular de transporte em Melbourne, pois tem a maior frota de bondes do mundo e a rede mais extensa, aliás, nem a Holanda supera: são 250 quilômetros de trilhos, quase 500 bondes e quase duas mil paradas pela cidade.

E não para por aí, andar de bonde é gratuito, você não paga nada por isso! Desde que você ande dentro dos limites do centro, mas, sim, no centro de Melbourne o transporte público é gratuito! 

Caso precise utilizar o ônibus, o bilhete (unitário) custa AUD$4,40 e o taxi (km) AUD$1,70.

Extras

Em Melbourne o que não falta são opções de lazer. A maioria dos nossos estudantes separam uma parte do seu dinheiro diretamente para o lazer, afinal aproveitar o destino é muito importante! Você gastará em torno de AUD$80 a AUD$150 por semana.

Salário mínimo da Austrália

Na Austrália a base de remuneração é feita em horas, ou seja, o salário mínimo é de AUD$19.84 por hora (76,38 Real brasileiro). Desde o dia 01 de Julho de 2020 o salário base no país é de aproximadamente AUD$3.015,20 mensais (11.608,52 Real brasileiro), considerando que se trabalhe 38 horas semanais. 

Vale lembrar que o estudante pode trabalhar 20 horas semanais durante o período do curso, o que equivalerá mensalmente a AUD$1.587,20 (6.110,72 Real brasileiro), e 40 horas semanais no período de férias, o que equivalerá mensalmente a AUD$3.174,40 (12.221,44 Real brasileiro). 

(Conversão do Dólar Australiano utilizada  R$3,85 – Dez/2020).

No Brasil o salário mínimo é de R$1.045,00. Portanto, é importante lembrar que o custo de vida em Melbourne é considerado baixo quando comparado com o salário de lá.

Importante ressaltar que essa comparação é feita somente a título de curiosidade, uma vez que trabalhando na Austrália o estudante receberá em Dólar Australiano (AUD) e gastará na mesma moeda. Sendo assim, fica mais claro que lá você ganhará mais e gastará menos!

Com todas essas informações, deu ainda mais vontade de planejar seu intercâmbio para a Austrália, né?! Para mais detalhes confira o artigo: Como funciona o intercâmbio na Austrália.

Se está procurando pontos turísticos fantásticos para visitar enquanto estiver em Melbourne, não deixe de ver o artigo: Principais atrações de Melbourne.


Agora que você já sabe os principais itens para o planejamento financeiro em Melbourne, só resta entrar em contato com a Trinity e fechar seu intercâmbio! 🙂

Para receber um orçamento de intercâmbio na Austrália, não hesite em nos contatar através de e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55 11 94712-1141.

Você gostaria de fazer um orçamento conosco? Basta preencher esse formulário.

× Clique aqui