Mitos e verdades sobre intercâmbio

Mitos e verdades sobre intercâmbio

Fazer intercâmbio é o sonho de diversas pessoas, mas muitas ficam em dúvida e deixam de procurar saber mais por acreditarem em alguns mitos que circundam o tema. Se você é um desses interessados, não desista sem antes saber mais sobre a experiência! Por isso, é muito importante pesquisar e saber quais são as respostas para essas questões. Pensando nisso, neste artigo trouxemos alguns mitos e verdades sobre intercâmbio que podem ser úteis para você saber. 

MITOS

Existe uma hora certa para fazer intercâmbio

Muitas pessoas estão acostumadas a relacionarem o intercâmbio com gente nova, geralmente adolescentes e jovens adultos. Porém, a realidade é que não existe uma idade ou hora “certa” para fazer um intercâmbio.

Um adolescente não precisa necessariamente esperar o fim do Ensino Médio para fazer um intercâmbio, nem um adulto de mais de 35 anos precisa desistir desse plano. Existem muitos tipos de cursos que podem ser feitos no exterior e que foram pensados para determinadas idades. Então, não desista dos seus planos de intercâmbio antes de dar aquela boa pesquisada!

É necessário dominar a língua estrangeira para fazer intercâmbio

Não é preciso! Há cursos de idiomas para todos os níveis, desde os iniciantes até os mais avançados. Afinal, quem faz intercâmbio vai para aprender ou se aperfeiçoar. Porém, é válido enfatizar que quanto mais conhecimento do idioma o intercambista tiver, mais rápida será a adaptação e melhor será o aproveitamento da experiência.

É preciso ter muito dinheiro

Fazer um intercâmbio é um investimento, mas isso não quer dizer que o valor a ser investido precise ser alto. Afinal, existem diversos ajustes que podem ser feitos nos pacotes e que vão baratear sua viagem.

Alguns deles são o destino e o tempo de duração. Você pode viajar para um destino em que a moeda local seja menos valorizada em relação ao Real, como África do Sul, Argentina, Chile, etc. Além disso, dependendo da distância do país, a passagem também pode sair mais em conta. Outra boa opção é diminuir o tempo de viagem. Na TRINITY, oferecemos cursos a partir de 2 semanas de duração.

Intercâmbio é como estar de férias

É lógico que o intercambista irá conhecer muitos lugares e pessoas, no entanto, ele deverá cumprir com obrigações e terá muitas responsabilidades, diferentemente de uma viagem a turismo. Será preciso estudar, fazer trabalhos, arrumar a casa, lavar suas roupas, fazer compras, cozinhar, usar o transporte público, administrar o tempo e o próprio dinheiro. Sempre dá para conciliar com diversão, mas é importante ter em mente que o objetivo de um intercâmbio é aprendizado e amadurecimento pessoal e profissional. Dessa forma, quanto mais focado o estudante estiver, mais frutos serão colhidos ao final da experiência.

Caso seu intercâmbio seja de longa duração, você terá um período de férias. Assim, poderá aproveitar para se divertir e conhecer novos lugares sem precisar se preocupar com as responsabilidades acadêmicas. 

VERDADES

É importante se preparar com antecedência 

Quanto antes você começar a se preparar para o seu intercâmbio, melhor será! E isso vale desde o momento em que você vai comprar o seu pacote até o seu embarque.

Por isso, pesquise bem sobre o seu destino, procure saber sobre acomodações, tenha em mente o que você quer conhecer, etc. Organizando essas coisas, tudo ficará mais fácil!

Valorização do intercâmbio no mercado de trabalho

Talvez esse seja um dos objetivos mais buscados em uma experiência de intercâmbio. Pelo fato da pessoa ter convivido com culturas diferentes e ter um nível mais fluente da língua estrangeira, quando retorna ao Brasil ela é valorizada no mercado de trabalho. As empresas valorizam muitas pessoas que tenham convivido com culturas diferentes, pois estas tendem a ter mais atitude.

Falar um segundo idioma deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigação. Então, ter tido uma experiência internacional pode ser um fator de desempate na hora de competir por uma vaga de trabalho.

O trabalho temporário pode pagar seus gastos

Ao fazer um programa de estudo e trabalho, você terá a vantagem de poder trabalhar. E isso é ótimo, pois com o salário você pode pagar as suas despesas como contas, aluguel e, até mesmo, viagens.

Claro que para fazer esse tipo de programa, você precisa fazer uma comprovação financeira para provar que você consegue se manter no país caso não encontre um emprego. Então, a graninha que você receber durante o seu intercâmbio, também vai significar uma economia desse dinheiro da comprovação!

Vale a pena estudar o idioma antes de viajar

Muita gente pensa que ao fazer intercâmbio acontece uma mágica e só de estar no exterior a pessoa já vai dominar o idioma sem muito esforço. A verdade é que é preciso se esforçar e se dedicar bastante para atingir um bom nível do idioma proposto e já tendo uma base do Brasil, faz com que o desenvolvimento seja ainda mais rápido. Antes de embarcar, foque nos estudos do idioma, faça cursos gratuitos na internet, assista filmes, leia livros, tudo na língua que procura desenvolver. Qualquer base do idioma será muito bem vinda para o início da experiência do intercâmbio.

Você pode viajar durante o intercâmbio

Durante a semana, você fará suas aulas, mas nada irá te impedir de conhecer outros lugares durante o final de semana ou nas suas férias (caso seu intercâmbio seja de longa duração).

Dá para aprender o idioma em curso de menos de 6 meses

Um curso regular aqui no Brasil é, normalmente, de 2 aulas/semana, já no exterior é de 20 aulas/semana, ou seja, em apenas 1 mês no exterior você estuda o equivalente a quase 1 ano de estudos aqui no Brasil. Neste caso, estou considerando apenas hora/aula, quando você está com o professor, mas estando no exterior o convívio com o idioma é MUITO maior do que 20 aulas/semana. Você respira o novo idioma 24h. Você sai da sala de aula e para todo canto que olha, lê algo no novo idioma, ouve pessoas conversando, você mesmo tem que ir ao mercado, farmácia, pegar transporte e muito mais. Fica o TEMPO TODO em contato com esse novo idioma.

Então se você acredita que estudar apenas 1 mês no exterior é pouco, por exemplo, fica aqui essa reflexão pra você!

Claro que tudo vai depender do quanto você está se esforçando para fazer isso também.

Além disso, dependendo da sua urgência para aprender uma nova língua, você poderá aumentar as horas de aula do seu curso. Isso com certeza vai dar um up no seu progresso!


Agora que você já conhece os mitos e verdades sobre intercâmbio, só falta escolher um destino e entrar em contato com a Trinity Intercâmbio. 🙂 

Para receber um orçamento de intercâmbio, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55 11 94712-1141.

Você gostaria de fazer um orçamento conosco? Basta preencher esse formulário.