Custo de vida em Cape Town

Custo de vida em Cape Town

A África do Sul é uma ótima opção de intercâmbio, pois tem uma alta qualidade na educação e um bom custo-benefício. Em média, as cidades da África do Sul apresentam um custo 25% menor do que São Paulo. Além disso, a força do Real perante o moeda local (Rand) são ótimos aliados para o intercambista brasileiro, o que faz com que os preços lá sejam muito semelhantes aos do Brasil, ou na maioria das vezes mais baixos. 

Quanto custa morar em Cape Town (Cidade do Cabo)? Saber a resposta dessa pergunta é o ponto de partida para você fazer um bom planejamento financeiro para a sua mudança para a capital da África do Sul. Pensando nisso, neste artigo trouxemos a estimativa do custo de vida em Cape Town, calculando os gastos essenciais que você terá enquanto estiver morando por lá. 

Moradia

Em Cape Town o aluguel é bastante relevante, o valor varia muito em relação a localização do apartamento. O aluguel de um apartamento de 1 quarto pode ir de 5.000  a 15.000 Rands, sendo que a média é de 7.151 Rands para fora do centro da cidade e 10.696 Rands para o centro da cidade. O valor dos apartamentos de 3 quartos gira em torno de 11.000 e 35.000 Rands por mês.

Contas da casa/internet

O valor médio para as despesas de um apartamento com duas pessoas é de 1.201 Rands. Esse valor inclui aquecimento, água, eletricidade, gás e coleta do lixo.

Internet: ficar sem internet em casa é algo difícil, especialmente para quem vai morar longe da família. Por isso, vale a pena colocar no orçamento uma média de 558 Rands para esse tipo de pacote de serviço (Internet 8 Mbps, 1 mês). 

Alimentação

Os restaurantes, em sua maioria, apresentam cardápios variados e deliciosos para todos os gostos. Comer em um bom restaurante com direito a entrada, prato principal e bebida sai em torno de 150 Rands por pessoa. Já um combo completo em restaurante de fast food (big mac ou similar) fica em torno de 62 Rands. É importante dizer que em Cape Town dá para comer fora gastando o mesmo valor que você gastaria com compras no supermercado. Entretanto, não estou me referindo a restaurantes caros, como por exemplo, os restaurantes do centro, e sim a refeições por kilo. Você poderá encontrá-las em praças de alimentação no próprio supermercado.  

Mas se preferir optar por fazer compras no supermercado esses são os valores médios:

  • 500 gr de peito de frango 44 Rands;
  • 1 litro de leite integral 15 Rands;
  • 12 ovos grandes 37 Rands;
  • 1 kg de tomate 24 Rands;
  • 500 gr de queijo local 67 Rands;
  • 1 kg de maçãs 21 Rands;
  • 1 kg de batatas 17 Rands;
  • 0,5l (16 oz) de cerveja nacional no supermercado 18 Rands;
  • 1 garrafa de vinho tinto de mesa, de boa qualidade 111 Rands;
  • Coca-cola de 2 litros 24 Rands;
  • Pão para duas pessoas, 1 dia 11 Rands.

Transporte

O transporte público da Cidade do Cabo tem valores a partir de 10 Rands para o bilhete individual. Quem precisar de passe mensal, os preços vão de 280 a 715 Rands. Já os que optarem por ter carro próprio, encontrarão o litro da gasolina a uma média de 14 Rands. Já uma viagem de táxi em dia útil, tarifa básica, 8 km (5 milhas) fica em torno de 146 Rands.

Extras

Se a diversão está em seus planos, saiba que Cape Town oferece muitas opções de lazer. Muitos estudantes separam uma parte do seu dinheiro diretamente para o lazer, afinal aproveitar o destino é essencial. Alguns desses gastos são:

  • 2 ingressos para o cinema 184 Rands;
  • 2 ingressos para o teatro (melhores lugares disponíveis) 722 Rands;
  • 1 drink, copa ou shot no clube do centro 66 Rands;
  • Cappuccino na área nobre da cidade 35 Rands;
  • 1 cerveja no restaurante do bairro (500ml) 38 Rands;
  • Mensalidade de academia na área nobre da cidade 564 Rands;
  • 1 pacote de cigarros Marlboro 43 Rands.

Salário mínimo da África do Sul

Primeiramente, é de suma importância dizer que a taxa de desemprego na África do Sul é muito alta! Para se ter uma ideia, em dezembro de 2020 a África do Sul atingiu um novo recorde de desemprego, subindo para 30,8%. 

Você deve está se perguntando, “Qual o lado bom de estudar e trabalhar na África do Sul?”, a resposta é bem simples, a moeda brasileira (Real) é muito valorizada na África do Sul, comparada a moeda de lá (Rand). Portanto, a quantia necessária para se viver lá durante o período do intercâmbio, será muito menor do que em outros países. Se você optar pelo programa de estudo e trabalho, a renda que receberá lá irá complementar a sua renda, ou seja, não é viável sobreviver apenas com a renda da África do Sul. 

Apesar de não haver um salário mínimo obrigatório, a média do salário da África do Sul atualmente é de 3.400 Rands por mês e a carga horária é de 40 horas semanais. Esse valor é equivalente a aproximadamente R$ 1.178,27 , na moeda brasileira (conversão do Rand turismo utilizado: R$ 0,35 / Jan/2021). 

Se você optar por um curso de Inglês com duração superior a 90 dias (3 meses), você já tem o direito de trabalhar no país. E, sabe o que é melhor? Você já sai do Brasil com o visto de estudante e permissão para trabalhar, ou seja, chegou no país, você já pode sair em busca de um emprego.

Para isso, é necessário apenas que você cumpra a carga horária de no mínimo 15 horas semanais de curso, o que te permite trabalhar por até 20 horas por semana, uma ótima opção para conciliar os estudos e fazer uma graninha extra para ajudar com os gastos que você terá durante o intercâmbio, sem falar, é claro, na oportunidade de adquirir experiência no mercado de trabalho internacional.

Para o aluno que já fechou acomodação para o período do intercâmbio, recomendamos que leve pelo menos 500 dólares por mês.

Com todas essas informações, ficou mais fácil planejar seu intercâmbio para África do Sul, né?! Para mais detalhes confira o artigo: Como funciona o intercâmbio na África do Sul.

Se está procurando pontos turísticos fantásticos para visitar enquanto estiver em Cape Town, não deixe de ver o artigo: Conheça Cape Town.


Agora que você já sabe os principais itens para o planejamento financeiro em Cape Town, só resta entrar em contato com a Trinity e fechar seu intercâmbio! 🙂

Para receber um orçamento de intercâmbio na África do Sul, não hesite em nos contatar através de e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55 11 94712-1141.

Você gostaria de fazer um orçamento conosco? Basta preencher esse formulário.

× Clique aqui