História do Réveillon, como tudo começou

História do Réveillon, como tudo começou

O Réveillon ou Ano Novo é a comemoração da passagem de ano do dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro do ano seguinte. A palavra veio do francês e significa “despertar” ou “acordar”, em referência à nova etapa de vida que se inicia. Dia 1 de janeiro consolidou-se como Ano Novo somente no século XVI, com o surgimento do calendário gregoriano. A grande comemoração acontece neste dia em diversas partes do mundo. Fogos de artifício enchem os céus e multidões se aglomeram para esperar a chegada do novo ano.

Significado do Ano Novo

O Ano Novo significa esperança, renovação e mudança. Existe muita expectativa por parte das pessoas de que esse momento celebra o abandono do que não precisamos mais com a chegada de algo novo e de muitas realizações. Por esse motivo, diversas pessoas costumam fazer listas do que pretendem iniciar e conquistar nessa nova fase.

Origem do Ano Novo

A festa de Ano Novo já é uma tradição no Brasil e em boa parte do mundo, assumindo, em muitos casos, um caráter religioso cristão. No entanto, a origem do Ano Novo é muito anterior ao cristianismo, sendo geralmente atribuída à Mesopotâmia, em 2000 a.C., remetendo a algo como o “Festival de Ano Novo”. Persas, fenícios, assírios e gregos, desde tempos remotos, também realizavam suas celebrações de passagem de ano.

Símbolos e superstições do Ano Novo no Brasil

Fogos de artifícios são um dos principais símbolos da festa de passagem de ano, eles preenchem o céu de diversas cores durante minutos. Assim, acontece a contagem regressiva no último minuto do ano velho, dando início a entrada do Ano Novo. Outro símbolo muito comum é o brinde feito com champanhe. 

Vale lembrar que muitas superstições também acompanham as pessoas na chegada do novo ano, como, por exemplo:

  • Usar roupa branca;
  • Vestir lingerie nova e colorida (dependendo do que se pretende obter);
  • Pular 7 ondas do mar;
  • Comer 7 sementes de romã;
  • Comer um prato de lentilhas.

A festa da virada no Brasil

No Brasil, o Ano Novo é um momento muito celebrado. Acontecem muitas festas com shows e apresentações, sendo também chamada de “festa da virada” ou simplesmente “festa de Ano Novo”.

Multidões enchem as praias, as praças e as casas para comemorar a passagem do ano, e na chegada do Ano Novo os conhecidos se abraçam e desejam coisas boas aos outros.

Ano Novo em outras partes do mundo

Comemorar o Ano Novo no dia 1 de janeiro é uma tradição, principalmente, ocidental e cristã. Embora o mundo, oficialmente, siga o calendário gregoriano, muitos povos possuem celebrações de Ano Novo acontecendo em outras datas. Veja alguns exemplos:

  • Judeus: o Ano Novo judaico é conhecido como Rosh Hashaná e é celebrado entre o final de setembro e o início de outubro. As festas de Ano Novo para os judeus são ocasiões de reunião familiar, mais privadas;
  • Muçulmanos: o Ano Novo muçulmano é celebrado no mês de maio. A passagem de ano para os muçulmanos celebra a Hégira, a ida de Muhammad de Meca para Medina;
  • Chineses: o Ano Novo dos chineses é determinado pelo calendário chinês e acontece entre janeiro e fevereiro do calendário gregoriano. Os chineses costumam fazer grandes celebrações durante seu Ano Novo.

O Ano Novo é uma nova oportunidade para alcançar seus sonhos e objetivos, a TRINITY ficará contente em te ajudar a realizar seu sonho de intercâmbio!

Veja também o artigo: Conheça as diferentes tradições de Ano Novo em outros países.


Agora que você já conhece a história do Ano Novo, em qual destino pretende passar seu próximo Réveillon?

Para receber um orçamento de intercâmbio, não hesite em nos contatar através de e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55 11 94712-1141.

Você gostaria de fazer um orçamento conosco? Basta preencher esse formulário.