Conheça as diferentes tradições de Ano Novo em outros países

Conheça as diferentes tradições de Ano Novo em outros países

O Réveillon ou Ano Novo é a comemoração da passagem de ano. A palavra veio do francês e significa “despertar” ou “retomar”, em referência à nova etapa de uma vida que se inicia.

No Brasil, o Réveillon é o segundo evento mais popular do calendário de festividades, perdendo apenas para o carnaval. Para muitos, o Réveillon é um momento de renovação, de planejar ou de colocar em prática planos antigos. Assim, são várias as simpatias e superstições para que tudo ocorra bem, como comer lentilhas, pular sete ondas, usar roupa branca, entre outros inúmeros hábitos.

O Réveillon transformou-se em uma das mais importantes festividades e celebrações ao longo do calendário de muitos países, apresentando raízes históricas e também culturais. A TRINITY trouxe neste artigo alguns países que celebram essa data!

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA 

Quem gosta de treinar o inglês com séries e filmes, com certeza já se deparou com uma cena de Réveillon na qual o casal se beija à meia-noite. Isso é uma tradição norte-americana vinda dos festivais romanos, nos quais todos se beijavam como sinal de comemoração.

Outra situação típica na virada de ano é a contagem regressiva na Times Square, em Nova York. Lá, as pessoas se reúnem para esperar a chegada do novo ano e comemoram com doces e balas que caem do céu no fim da contagem.

Estados Unidos

AUSTRÁLIA

Com 12 horas de antecedência em relação ao Brasil, Sydney é a segunda maior cidade do mundo a celebrar o Ano Novo. Apesar do fuso horário, são muitas as semelhanças com o Réveillon brasileiro, a começar pelo tempo, já que nessa época também é verão por lá, mas também por causa do clima alegre, amistoso e dos ambientes sempre lotados.

O Réveillon australiano, no entanto, tem algumas particularidades. Por lá, não é costume usar branco e não se pode beber em qualquer lugar, só nos pontos autorizados. Além disso, as crianças não precisam esperar (e nem participar da disputa por um espaço) até meia-noite para ver a queima de fogos nos pontos mais cotados. Isso porque, às 21h, há um show antecipado só para elas.

Austrália

TAILÂNDIA

O Ano Novo tailandês (Songkran), marca a mudança da estação, começando a época chuvosa. Como tradição, os tailandeses oferecem pratos festivos para os monges budistas, e as estátuas de Buda são lavadas com água contendo pétalas de rosa e jasmim. 

Eles cobrem as pessoas com argila branca e talco, isso simboliza a purificação e a renovação. É uma maneira de se livrar das energias negativas acumuladas ao longo do ano que termina. O Songkran também é conhecido como o Festival das Águas, quando os tailandeses e claro, os visitantes jogam água uns nos outros pelas ruas. Agora, imagine ruas e mais ruas fechadas, com centenas de pessoas ouvindo música eletrônica com armas de água molhando uns aos outros.

Tailândia

ÍNDIA

Na Índia, o Ano Novo é celebrado com mais frequência do que em qualquer outro país do mundo. A comemoração tradicional deste país, conhecido como “Gudi Padwa”, é celebrada em março. Em muitos estados, o Ano Novo ocorre de acordo com os calendários tradicionais dos povos que vivem ali.

Uma das festas mais animadas é o Ano Novo bengali, chamado Holi. Conhecido como o festival das cores, é realizado no início da primavera. Na primeira noite, uma efígie da deusa Holika é queimada, o gado atravessa o fogo e anda sobre as brasas. Depois, começam as divertidas celebrações, com as pessoas jogando tinta, além de água colorida.

Índia

ITÁLIA

Alguns italianos, para celebrar o Ano Novo, lançam de suas janelas coisas velhas. Acredita-se que, quanto mais coisas velhas você jogar, mais feliz será no próximo ano. A Itália comemora a chegada do Ano Novo ao amanhecer do dia 1º de janeiro, as pessoas tomam as ruas adornadas para a ocasião com luzes brilhantes. O trânsito é interrompido e nas praças há performances com fogos de artifício. 

Em Roma, existe a tradição de saltar da ponte no rio Tibre, para alcançar a felicidade. E, em Veneza há o hábito de se beijar durante a chegada do Ano Novo. A Praça de San Marco, fica ao ritmo dos sinos e do barulho dos fogos de artifício, ela se enche de centenas de casais se beijando.

Itália

CHINA

O Ano Novo chinês é conhecido como o Festival da Primavera. Sua chegada é determinada pelas fases da Lua e, a cada ano, é dedicado a um dos 12 animais.

Há uma abundância da cor vermelha, tanto na roupa como na decoração das casas e das ruas, e, geralmente, é um período muito barulhento. Há o costume de soltar fogos de artifício e foguetes. Os chineses acreditam que fazer barulho ajuda a afastar os espíritos malignos e atrair a boa sorte. E, mesmo aqueles que trabalham ou estudam em outras cidades retornam para casa para a ceia.

China

Estes são alguns países que comemoram o Ano Novo, em qual desses destino pretende passar seu próximo Réveillon?

Para receber um orçamento de intercâmbio, não hesite em nos contatar através de e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55 11 94712-1141.

Happy New Year! 🙂

Você gostaria de fazer um orçamento conosco? Basta preencher esse formulário.

× Clique aqui