A tradição de Halloween pelo mundo

A tradição de Halloween pelo mundo

31 de outubro é comemorado o Halloween no mundo todo. No Brasil a tradição não é tão forte como nos EUA, entretanto, mesmo assim, os brasileiros acabam entrando na brincadeira. Mas não somos os únicos que comemoram essa data. É importante saber como os países comemoram a mesma ocasião.  Diferente do que muitas pessoas pensam, o Halloween não surgiu nos Estados Unidos, mas sim em terras Irlandesas e só a partir da Irlanda foi se propagando para outros países e se adaptando nas mais diversas culturas.

Muitos países por aí levam muito a sério essa data, onde as pessoas colocam suas fantasias e vão comemorar. Imagina como seria fazer um intercâmbio nessa época. A Trinity Intercâmbio separou alguns países para você conhecer melhor essa tradição.

BRASIL

O Halloween é chamado de dias das bruxas no Brasil. Ele se infiltrou em nossas comemorações, pois o Brasil costuma focar nas coisas mais alegres da vida, e o Halloween é uma comemoração mais sombria. Hoje existem muitos amantes desta data no país, na verdade, condomínios, prédios, residências, ruas já estão celebrando fortemente a data no Brasil.

As escolas de idiomas também costumam fazer festas nessa data e incentivar a conversa em inglês, para socializar os estudantes e o aprendizado.

IRLANDA

A Irlanda é considerada como o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acendem fogueiras, como os celtas faziam nas origens das festas, e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso trick-or-treat (gostosuras ou travessuras). As comemorações tradicionais incluem jogos de cartas e caça ao tesouro. Os irlandeses, supersticiosos por natureza, também costumam comer um bolo de frutas chamado barmbrack – se as pessoas que comem o bolo acharem um anel no meio, significa que irá se casar em breve.

ESTADOS UNIDOS

Não há como falar de Halloween e não lembrar dos clássicos filmes americanos como o, Abracadabra, As Bruxas de Salém, Halloween Macabro, etc. De fato, os Estados Unidos são referências nas festas de Halloween, com áreas residenciais enfeitadas com abóboras esculpidas e pessoas fantasiadas. O termo “gostosuras ou travessuras” ou “doce ou susto” vem de uma ideia de bondade e educação para pedir doces, dessa forma os mortos não fazem nenhuma travessura ou pregam sustos nas crianças.

Cidades como New Orleans, Madison, New York, Los Angeles, são referências quando o assunto é Halloween, mas não supera a popularidade da cidade de Salém ao noroeste do país. A cidade ficou conhecida pela prática de bruxaria e de caça às bruxas no passado e hoje é o palco do “salem’s festival of the dead”, um grande festejo de Halloween.

INGLATERRA

O Halloween era bastante tradicional na Inglaterra, mas perdeu um pouco de sua força com a Reforma Protestante. A data de comemoração foi mudada para o dia 5 de Novembro. A festa em si foi uma forma de resistência dos católicos do país e, hoje, é uma comemoração festiva, com fogos de artifício, desfiles, fogueiras, etc. Ainda assim, os ingleses também fazem festa no dia 31 de outubro.

ALEMANHA

Os alemães têm uma comemoração chamada “Walpurgisnacht” e acontece em abril. Na ocasião, eles celebram a reunião de bruxos e feiticeiras, que no mês de abril se juntavam para, uma espécie de corrida de vassouras, voar em direção ao ponto mais alto das montanhas Harz. Na festa alemã, as bruxas são exaltadas, sempre em festas com muitas fogueiras e danças específicas. Festas parecidas acontecem na Suécia, na Finlândia e também na República Checa.

MÉXICO

Durante 3 dias (31/10 a 02/11) o México comemora o Día de los Muertos (Dia dos Mortos), não apenas o México, como boa parte dos países latinos e a Espanha também. A tradição desta celebração é para homenagear os mortos, pois eles acreditam que apenas neste dia os espíritos dos que se foram podem retornar para suas famílias por um momento. Por isso, muitas famílias vão aos cemitérios onde seus parentes estão enterrados, principalmente no dia 2 de novembro e fazem uma verdadeira festa, com muita música, comida e alegria para receber aqueles que voltam.


Já pensou em qual país gostaria de comemorar o Halloween? A Trinity Intercâmbio ficaria feliz em te ajudar nessa decisão!

Happy Halloween!Entre em contato conosco para mais informações através de e-mail: info@trinityintercambio.com.br | WhatsApp: +55 11 94712-1141 | preenchimento do formulário abaixo e um dos nossos consultores especialistas irá entrar em contato. 🙂

× Clique aqui