Alemanha passa a permitir que brasileiros trabalhem com visto de turista

Alemanha passa a permitir que brasileiros trabalhem com visto de turista

Fazer intercâmbio é o sonho de muitas pessoas. Estudar e trabalhar são o que os intercambistas mais procuram afinal, ganhar um dinheiro é sempre bom. Além disso, você pode repor o dinheiro gasto do seu intercâmbio. Mas sabemos que o visto de estudo e trabalho é um tanto que complicado no processo burocrático. Recentemente, a Alemanha disponibilizou que os brasileiros trabalhem com o visto Working Holiday (férias e trabalho), facilitando a vida de todas as pessoas que desejam trabalhar na Alemanha. Mas se você não quer estudar, saiba que o visto foi criado pensando em turistas que desejam trabalhar no país, ou seja, você pode ir a passeio e ganhar um dinheiro trabalhando.

Interessou-se? Continue lendo, pois iremos te contar em mais detalhes sobre como trabalhar na Alemanha!

COMO FUNCIONA O WORKING HOLIDAY DA ALEMANHA

A Alemanha vai aceitar que brasileiros trabalhem temporariamente no país com um visto especial. O programa chama-se Working Holiday, para o qual o Consulado da Alemanha abriu recentemente a possibilidade das pessoas se candidatarem para os mil vistos disponibilizados em todo o Brasil, válido até um ano, destina-se a candidatos que tenham entre 18 e 30 anos. O visto é sob encomenda para quem deseja passar férias no exterior e fazer um extra ao mesmo tempo. Um relatório publicado em julho revelou que a Alemanha tem carência de profissionais em 50 áreas.

COMO SE CANDIDATAR AO PROGRAMA

Com o objetivo de complementar os meios financeiros para a viagem, será permitido trabalhar em assim chamados empregos de férias (Ferienjobs) oferecidos por empregadores alemães, com duração de no máximo seis meses no mesmo empregador. As ofertas de trabalho são principalmente nas áreas de engenharia, TI, medicina e enfermagem, onde a carência de trabalhadores alemães é grande. Os candidatos com formação superior ou técnica têm preferência. Não é necessário falar o alemão fluentemente para conseguir o visto, mas ajuda bastante ter pelo menos um conhecimento básico da língua.

O Working Holiday da Alemanha permite estudos de até 90 dias. Desta forma, o ideal é que o candidato se matricule em um curso de alemão de até 3 meses, iniciando logo na chegada à Alemanha, para que as chances aumentem consideravelmente de encontrar oportunidades interessantes de emprego.

A oportunidade é produto da Lei de Imigração Qualificada, que incluirá os brasileiros em março de 2020.

O visto só poderá ser solicitado no consulado do estado onde o candidato resida, ou na sua área de jurisdição. São disponibilizados mil vistos por ano.

REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA WORKING HOLIDAY NA ALEMANHA

– Ter nacionalidade brasileira;

– Ter entre 18 e 30 anos de idade (no momento do requerimento do visto);

– Não ter participado do programa Working Holiday anteriormente;

– O objetivo principal da viagem à Alemanha deverá ser uma viagem/permanência de férias.

– Passaporte brasileiro (válido por mais 90 dias após a data prevista de retorno e com 2 páginas livres);

– Comprovação de meios financeiros suficientes para subsistência e acomodação: 600 euros por mês nos primeiros quatro meses (total de 2.400 euros) depositados em uma conta bloqueada ou comprovados por um termo de compromisso financeiro oficial emitido pelas autoridades alemãs;

– Seguro saúde e acidentes pessoais com cobertura mínima de 30.000 euros, incluindo cobertura de regresso em caso de doença e traslado de corpo em caso de óbito; ele deve estar válido a partir do dia de chegada e por todo o período de permanência;

O tempo de tramitação do requerimento de visto poderá ser de até quatro semanas, contadas a partir da entrevista e entrega da documentação.

Em casos isolados, ainda poderá ser necessário apresentar outros documentos.

Taxas

A taxa para um visto nacional é de 75 euros a ser paga no ato do requerimento em reais e em espécie.

Não serão aceitos pagamentos em euros ou com cheques.

Ficou interessado em estudar e trabalhar na Alemanha? Entre em contato com a Trinity para mais informações através de e-mail: info@trinityintercambio.com.br | WhatsApp: +55 11 94712-1141 | preenchimento do formulário abaixo e um dos nossos consultores especialistas em Alemanha irá entrar em contato. 🙂

× Clique aqui