Dicas para quem vai viajar para o exterior pela primeira vez

Dicas para quem vai viajar para o exterior pela primeira vez

Viajar para o exterior é um grande passo, você irá sair da sua zona de conforto, irá conhecer e vivenciar novas culturas em um país totalmente diferente. Para ajudá-los nessa jornada separamos algumas dicas pertinentes para quem irá viajar para o exterior pela primeira vez. 

Verifique datas de passaportes e documentos

A primeira providência, antes mesmo de pensar em viajar para o exterior é emitir o passaporte brasileiro. Se você já tem o passaporte, verifique a validade do mesmo. Alguns países exigem que o passaporte tenha validade de no mínimo 6 meses para entrar no país, então se você já possui o passaporte mas ele está para vencer, 8 meses antes é uma boa época para fazer a emissão de um novo passaporte.

Para mais detalhes, acesse: Como tirar o passaporte junto à Polícia Federal.

Verifique se é preciso visto para o(s) países que você vai viajar ou fazer conexão

Já imaginou chegar em um país em que você precisa fazer escala e só descobrir na hora que era necessário um visto?! Seria um pesadelo. Por isso, antes de comprar sua passagem aérea, pesquise se fará conexão e se vai ser preciso o visto (se for, escolha outro vôo que não passe por países que exigem esse documento, ou veja se dá tempo de dar entrada no seu). Alguns vistos são mais complicados e precisam ser retirados com bastante antecedência, caso dos Estados Unidos por exemplo. Outros países como o Egito e Jordânia permitem que você tire um visto na hora que chegar.

Informe-se sobre o seu destino

Pesquise sobre o lugar para onde você vai. Tente buscar relatos de pessoas que já foram para lá, pegue informações dos blogs de viagens, faça um apanhado de conteúdos que possam complementar o que você já sabe sobre o país que vai visitar.

Outro ponto importante é estar bem atento ao fuso horário de seu destino, pois a hora do voo é sempre na hora local. Então, arrume seu relógio assim que chegar.

Decida que moeda e quanto levar

Com cartões de crédito e débito é possível viajar com pouco dinheiro, mas é sempre interessante ter pelo menos um pouco de moeda local para emergências. Até porque o IOF pago ao utilizar o cartão é de 6,38% enquanto o de papel moeda é de 1,1%. Se possível não deixe para comprar na última hora no aeroporto e procure uma casa de câmbio para trocar o seu dinheiro pela moeda local. A TRINITY tem uma casa de câmbio parceira, na qual você obterá taxas negociadas.

Verifique se o destino precisa do Certificado Internacional de Vacinação de febre amarela

Desde que aconteceu o surto de febre amarela no Brasil, vários países passaram a exigir o nosso certificado de vacinação, por isso é necessário saber antes de viajar se seu destino está na lista e adquirir a documentação necessária antes de decolar. Atenção porque a dose fracionada não serve para solicitar o certificado.

Saiba como solicitar o Certificado Internacional de Vacinação online.


Não é todo dia que você pode viajar para fora do país e quando se vai para o exterior, geralmente, é rara a chance de voltar lá em pouco tempo. Por isso, não deixe de aproveitar o máximo que puder!

Para receber um orçamento de intercâmbio, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55 11 94712-1141.

Você gostaria de fazer um orçamento conosco? Basta preencher esse formulário.


× Clique aqui