Como tirar o passaporte junto à Polícia Federal

Como tirar o passaporte junto à Polícia Federal

Após fechado o seu pacote de intercâmbio, caso você ainda não tenha passaporte, você deve providenciá-lo. Tirar o passaporte é algo simples e pode ser feito sem grandes despesas. O documento é emitido pela Polícia Federal e você terá que comparecer a um de seus postos duas vezes: uma para tirar as digitais e fazer a foto e outra para retirar o passaporte, pronto! Neste artigo iremos explicar como solicitar e emitir o passaporte junto à Polícia Federal em todo o Brasil.

Então, se você ainda não possui um passaporte ou tem dúvidas de como solicitá-lo, continue lendo. Iremos fazer um passo a passo para facilitar o entendimento.

Documentação necessária

– Documento de identidade (Carteira de Identidade, Carteira Funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. O passaporte anterior também é válido, caso tenha);

– CPF (caso o número conste na cédula de identidade, CNH ou carteira de trabalho não será necessário apresentar o original);

– Certidão de naturalização (para os naturalizados);

– Certidão de casamento (caso tenha alterado seu nome);

Além desses documentos, se não for seu primeiro passaporte é necessário levar o anterior (comum ou de emergência) caso ainda esteja válido. Se ele não for apresentado será cobrada uma taxa em dobro.

Não é necessário apresentar título de eleitor, comprovantes de votação ou de serviço militar, no caso dos homens. No entanto é necessário que você esteja regular com a justiça eleitoral e serviço militar, pois é feita uma checagem no momento da emissão do passaporte. Caso a checagem aponte divergência, pode ser necessário apresentar título de eleitor, comprovante de votação ou de serviço militar.

Formulário para solicitação do passaporte

O formulário é bastante simples e rápido de ser preenchido, ele se encontra no site da Polícia Federal.

São quatro telas, com dados pessoais, documentos, dados complementares (profissão, endereço, e-mail) e revisão de dados.

Após ter preenchido e confirmado os dados será gerado um protocolo com sua solicitação e o boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento.

Pagar a taxa de emissão

Logo após o preenchimento do formulário, será gerado um boleto (GRU). Atualmente a taxa está no valor de R$ 257,25. Somente após o pagamento você poderá fazer o agendamento do atendimento, para entregar os documentos. Geralmente o sistema libera o acesso em 24 horas, ou seja, no dia seguinte, quando é feita a compensação bancária.

Agende a data de atendimento

Você já fez a inscrição e já efetuou o pagamento, agora deverá acessar o site da PF novamente, na seção de agendamento e preencher os campos solicitados

Após o preenchimento do CPF, número de de protocolo e data de nascimento, o sistema indicará as cidades e postos disponíveis, com os dias e horários livres em cada um deles. Se tiver algum erro, faça o agendamento normalmente e peça a correção no posto da PF.

Compareça ao departamento da Polícia Federal

Compareça na data e horário agendados ao posto do Departamento de Polícia Federal escolhido no momento do requerimento, com a documentação original listada no primeiro tópico, o comprovante da GRU pago e o protocolo da solicitação do passaporte.

Não é necessário levar fotografia, pois ela será tirada pela Polícia Federal no momento do atendimento, o qual costuma ser bem rápido. Após uma triagem inicial, você será chamado por uma senha para a conferência dos dados. Em seguida, pela mesma senha, você segue para a coleta de impressões digitais e para que tirem sua foto. Se você for renovar o passaporte, é obrigatório levar o documento anterior, caso ele seja um passaporte comum ou um passaporte de emergência, e esteja válido.

Feito isso, é só aguardar ficar pronto! Eles te entregarão um protocolo com a data provável de entrega. O prazo geralmente é de seis dias úteis, entretanto o prazo pode variar, principalmente se for em época que há muitas solicitações de passaporte e o sistema esteja sobrecarregado. Agora, só aguardar!

Retire seu passaporte

Ficou pronto? Compareça ao posto e retire seu passaporte pessoalmente, com um documento de identidade original, no horário e local indicado. A validade do passaporte é de dez anos, se o seu está próximo do vencimento pode tirar um novo antes de expirar, seguindo os passos acima. Pronto, você já pode viajar!


Agora que você já sabe como tirar o passaporte, só basta escolher o destino do seu intercâmbio! Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a TRINITY, ficaremos felizes em esclarecer!

Entre em contato conosco para mais informações através de e-mail: info@trinityintercambio.com.br | WhatsApp: +55 11 94712-1141 | preenchimento do formulário abaixo e um dos nossos consultores especialistas irá entrar em contato. 🙂


× Clique aqui