Como funciona o intercâmbio no Canadá

Como funciona o intercâmbio no Canadá

Canadá é um dos principais destinos escolhidos para fazer intercâmbio. Estudar e trabalhar no Canadá são uma das opções mais procuradas por brasileiros que sonham em estudar fora. No Canadá você tem a possibilidade de aprender inglês, francês, ensino superior ou um curso profissionalizante, além de viver a rotina do povo nativo e ainda desbravar inúmeras possibilidades. Se você tem interesse em estudar e trabalhar neste destino, confira nosso artigo! Vamos lá!

Como tirar visto para o Canadá

O Canadá pode ser considerado liberal por permitir a entrada de brasileiros no país sem a exigência do visto, mas com uma solicitação de autorização eletrônica, chamada eTA e custa apenas 7 dólares canadenses, sendo que o tempo médio da emissão é de 48h. Entretanto, o eTA é liberado somente para quem tem visto americano válido ou já teve visto canadense aprovado nos últimos 10 anos. Outro ponto que vale destacar é que com o eTA é possível, também, fazer escalas no Canadá quando estiver em trânsito para outros países.

A autorização é válida por até 5 anos e permite que pessoas viagem ao Canadá quantas vezes desejarem por curtos períodos (normalmente até 6 meses por viagem) para estudar, visitar, fazer negócios ou transitar por um aeroporto canadense. Porém, se o aluno for fazer um curso acima de 6 meses é necessário solicitar o visto de estudante. Dependendo do curso optado, o estudante terá a permissão para trabalhar e com isso ajudar nos seus custos enquanto estiver neste país. 

O visto de estudos no Canadá é necessário para aqueles que estudaram por mais de 6 meses e pretendem fazer High School, College, University e CO-OP no país.

Permissão para trabalho

Só receberá a permissão de trabalho no Canadá quem estiver fazendo um curso de nível superior com duração de 24 semanas ou mais e que não seja de idiomas. Com a aceitação em uma das instituições é hora de pegar a Letter of Acceptance (LOA), que é a carta fornecida pela escola quando o aluno está devidamente pré-matriculado em um curso e dar entrada no seu visto de estudos com permissão de trabalho. Têm direito a trabalhar 20 horas semanais (part-time) os estudantes internacionais de instituições post-secondary de cursos de nível superior, colleges e universidades, que frequentem especializações, bacharelado, entre outros programas. Esta oportunidade de receber um work permit inclui alunos dos cursos considerados vocacionais profissionalizantes, que têm matérias voltadas para a área técnica.

Os estudantes que possuem o direito à permissão de trabalho devem respeitar rigorosamente o máximo de 20 horas de trabalho semanais, conforme o seu work permit. A exceção é para os cursos que possuem férias e assim, neste período, é permitido trabalhar 40 horas por semana, enquanto não retornam para a sala de aula.

Para quem opta por aplicar um visto de estudos com permissão de trabalho e pretende levar a família, a boa notícia é que o cônjuge tem direito de receber uma Open Work Permit (OWP), ou seja, um visto de trabalho em período integral, podendo trabalhar até 40h por semana. Para que ambos os vistos sejam aprovados, além da LOA, o aplicante precisa demonstrar ao oficial de imigração que não pretende ficar ilegalmente no país após o fim dos estudos, provar que possui fundos suficientes para bancar os gastos durante o período pretendido e arcar com o custo do curso escolhido, demonstrar histórico criminal do país onde vive e, por fim, passar pelos exames médicos.

Programa CO-OP

O programa CO-OP no Canadá é indicado para os jovens que desejam aprender, estagiar e agarrar as oportunidades no mercado internacional.

Acontece que o programa CO-OP no Canadá não se trata de um simples curso profissionalizante, mas uma oportunidade de estudar e trabalhar em um país repleto de oportunidades para jovens em início de carreira. Além de aprender durante as aulas é possível colocar em prática todo o material teórico. As chances de conseguir um emprego remunerado são praticamente garantidas, pois no Canadá existe uma grande carência em mão-de-obra, só dependerá do empenho e desenvoltura do estudante.

Além de propiciar um ambiente de aprendizado nas mais diferentes áreas, os cursos de CO-OP possibilitam as chances de trabalhar enquanto estudam, é algo que muitos alunos desejam mas não conseguem em função da legislação canadense.

O que é um programa CO-OP?

São cursos de ensino superior, técnico ou tecnólogo que podem durar até dois anos. O grande diferencial é que além da parte acadêmica, o programa também oferece a possibilidade de você trabalhar por um período.

Trata-se de uma cooperação entre uma instituição de ensino e um empregador que oferece uma vaga de estágio.

As opções de cursos CO-OP no Canadá disponíveis são destinadas a áreas mais abrangentes, como serviços ao consumidor, hotelaria, administração, marketing e vendas.

Existem escolas que possuem parceria com empresas que convidam mensalmente alunos do programa CO-OP para entrevistas.

Outras instituições, por sua vez, deixam o aluno livre para ir atrás da tão sonhada vaga.

O que precisa para fazer um CO-OP no Canadá?

O programa é indicado para estudantes a partir de 18 anos que já concluíram o ensino médio.É necessário que os alunos comprovem a proficiência no idioma e apresentem dinheiro suficiente para se manter no país durante o período do curso.

A duração dos cursos CO-OP variam entre 26 semanas e 2 anos. Tudo depende do tipo de curso e tempo de estágio.

Exame de proficiência

Para cursar graduação, pós-graduação ou cursos técnicos dentro de universidades/colleges, é necessária a comprovação da fluência no idioma através dos testes TOEFL, IELTS ou Cambridge. Em alguns casos, as instituições querem mais é saber se você tem boas condições de se comunicar e, muitas vezes, uma entrevista via Skype basta. Lembre-se, entretanto, que a regra varia conforme a escola.


Ficou interessado em fazer intercâmbio no Canadá?

Entre em contato conosco para mais informações através de e-mail: info@trinityintercambio.com.br | WhatsApp: +55 11 94712-1141 | preenchimento do formulário abaixo e um dos nossos consultores especialistas em Canadá irá entrar em contato. 🙂


× Clique aqui