Custo de vida em Dublin, Irlanda

Custo de vida em Dublin, Irlanda

A Irlanda tem sido um dos principais destinos para estudantes que pretendem fazer intercâmbio na Europa. Antes de embarcar para o intercâmbio é importante já saber algumas informações básicas sobre o destino, uma delas é o gasto médio para viver no país escolhido. Pensando nisso, neste artigo trouxemos a estimativa do custo de vida em Dublin, calculando gastos essenciais que você vai ter enquanto estiver morando por lá.

Moradia

Esse item é fundamental! A moradia varia de acordo com o conforto que cada um busca para si. Há diversos grupos no Facebook com essa temática, de pessoas compartilhando ou buscando vagas. E há opções de todos os tipos: quarto para dividir com outra pessoa, quarto individual em casa compartilhada, quarto para casal em casa compartilhada, etc.

Quanto mais próximo do centro a moradia for, mais cara ela será. Isso precisa ser levado em consideração no custo de vida em Dublin. Em média, os brasileiros pagam em torno de 300-400 euros em uma vaga em quarto compartilhado, 400-500 euros em um quarto duplo e de 500 a 700 euros em um quarto individual, mas os preços podem variar muito. É importante saber que existe a possibilidade de, quando comprar o seu pacote de intercâmbio com a Trinity, você conversar com o seu consultor sobre a possibilidade de incluir no pacote ao menos as semanas iniciais de acomodação para assim você conhecer melhor a cidade e se acomodar.

Alimentação

É importante que você vá preparado para cozinhar na Irlanda, pois comer fora todos os dias pode se tornar caro para quem vai ficar por um tempo mais longo no destino. Além disso, indo aos supermercados, você vai descobrir qual deles tem as coisas mais baratas.

Alguns possuem uma seção chamada “reduce to clear” que possui os preços mais baixos, tipo uma queima de estoque. Por exemplo, o supermercado Tesco. Além de ficar espalhado pelo país inteiro, ele também oferece prateleiras com produtos em promoção. Você gastará em média 150 euros por mês com alimentação. 

Internet/Celular

Na Irlanda existem três empresas, que oferecem serviços de telefonia e com pacotes de uso ilimitado, excluindo a necessidade de ter internet em casa, por exemplo. Sendo elas: Three UK; Vodafone; Eir. O plano pode variar de 15 a 35 euros por mês.

Transporte

Seus gastos com transporte vão depender do lugar onde você for morar. Se você pretende morar na região central, você poderá fazer as coisas a pé ou de bicicleta, usando o Dublin Bikes (que são aquelas bicicletas para alugar) por 25 euros anuais, o que dá o total de 2 euros por mês. Se você for ficar por um período longo, vale a pena investir em uma bicicleta. 

Caso você vá morar longe do centro, você terá que usar o transporte público. Você terá as opções de usar o Dublin Bus, o Luas (o trem de superfície) e o Dart (trem convencional). Fazendo o uso desses transportes, você gastará, no mínimo, 80 euros por mês. É importante ressaltar que quanto mais longe você morar, mais você irá pagar. Em compensação, quanto mais afastado do centro, menor será o valor do aluguel.

Contas da casa

As contas relacionadas a moradia não acabam no aluguel. A Irlanda tem sistemas diferentes e é preciso incluir alguns outros itens na lista: conta de luz; taxa de lixo; aquecimento a gás.

O valor total é dividido pelo número de moradores da casa. Em relação ao aquecimento a gás, é importante que haja uma conversa entre os moradores para que o gás seja utilizado apenas quando necessário e em horários combinados.

Assim, todos economizam. Você gastará em média 20 euros mensais.

Extras

Claro, é importante reservar uma parte do dinheiro para o lazer. Apesar de ter diversas atrações gratuitas no país, a vantagem de morar na Europa é justamente a facilidade de conhecer dezenas de países de forma rápida. 

Se você quiser tomar uma pint (cerveja) nos pubs irlandeses, você gastará, em média, de 5 a 5.50 euros. Uma boa estratégia para economizar é comprar suas bebidas no supermercado, sairá em torno de  2 a 4.50 euros. 

Se você pensa em passar no mínimo 25 semanas em Dublin, nós aconselhamos que você vá com a ideia de trabalhar por lá. Até porque isso dará uma folga no seu orçamento e você terá uma reserva de dinheiro para alguma emergência ou para alguma viagem, por exemplo.

Salário Mínimo na Irlanda

Importante lembrar que o custo de vida em Dublin é considerado baixo quando comparado com o salário de lá. 

Ao convertermos a nossa moeda para o euro, os preços se tornam surreais. Por isso, é necessário conhecer os custos do país, realizar um bom planejamento financeiro e, morando por lá, trabalhar para ganhar na moeda local.

Atualmente (2020), o salário mínimo na Irlanda é de 10.10 euros/hora. Se levarmos em consideração que um estudante pode trabalhar 20 horas semanais, o salário mensal pode chegar a 808 euros ao mês – claro, levando em consideração que ele trabalhe todas as horas permitidas. O que equivalerá a 5.204,17, na moeda brasileira (real).

Com todas essas informações, ficou mais fácil planejar seu intercâmbio para Irlanda, né?! Para mais detalhes confira o artigo: Como funciona o intercâmbio na Irlanda.


Agora que você já sabe os principais itens para o planejamento financeiro em Dublin, só resta entrar em contato com a Trinity e fechar seu intercâmbio! 🙂

Para receber um orçamento de intercâmbio na Irlanda, não hesite em nos contatar através de e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55 11 94712-1141.

Você gostaria de fazer um orçamento conosco? Basta preencher esse formulário.