12 motivos para fazer intercâmbio em Berlim, na Alemanha – Parte 1

12 motivos para fazer intercâmbio em Berlim, na Alemanha – Parte 1

Sonha em morar na Europa? A Alemanha é uma ótima opção já que é uma das 5 melhores economias do mundo e a primeira da Europa. Estudar fora vai te proporcionar experiências inesquecíveis! Um intercâmbio promove um crescimento pessoal e profissional indiscutível, fazendo com que o intercambista desenvolva autonomia e independência ao ter que resolver pequenos problemas por si só. São os famosos “perrengues” que tornam o estudante internacional super requisitado em multinacionais por entenderem que ao estar fora de sua zona de conforto (longe de casa e imerso em uma cultura e idioma diferente do nosso) faz com que o intercambista se torne um profissional mais qualificado.

Se você não se dá bem com o idioma alemão, já adiantamos que não precisa se preocupar já que Berlim conta com boa parte da população falando inglês. 

De qualquer forma, um intercâmbio em Berlim, seja para aprender alemão e, posteriormente ingressar no ensino superior alemão (gratuito, inclusive para brasileiros) ou cursar uma graduação, pós, mestrado em ingles (sim, existem muitas opções de ensino superior ministrados 100% em inglês), vai te proporcionar uma experiência incrível. Para que você tenha uma ideia, a Alemanha está entre os 10 destinos mais procurados pelos intercambistas brasileiros. 

Se você deseja fazer um intercâmbio na Europa, mas ainda não decidiu o destino, aqui vão 6 motivos para você estudar em Berlim, parte 1. 

Conheça as vantagens de estudar na capital da Alemanha 

1. Aprendizado acelerado

Se você quer aprender alemão, nada melhor do que a capital alemã, o berço do idioma. Você tem a oportunidade de ficar em contato constante com locais e você se verá forçado a falar e o aprendizado acaba sendo mais rápido em um ambiente imersivo como este. Sem contar que a convivência com nativos acostumará os seus ouvidos e ajudará com as expressões mais cotidianas. Vale lembrar também que falar alemão fluentemente pode aumentar suas chances em um mercado de trabalho altamente competitivo.

2. Berlim é a segunda cidade com mais startups na Europa

Segundo o relatório “Startup Ecosystem Report 2017”, do Startup Genome, Berlim hoje é o segundo melhor ecossistema do continente, atrás apenas de Londres. Berlim tem entre 1.800 e 2.400 startups tecnológicas ativas, sendo, depois do Vale do Silício, a cidade com o maior número de startups estrangeiras. 

3. Baixo custo de vida

Berlim acomoda todos os bolsos, mas se compararmos, principalmente o aluguel, a capital alemã oferece opções mais econômicas do que outras capitais européias, como Paris e Londres, por exemplo. E para ajudar a economizar ainda mais, é possível substituir o transporte público por bicicleta. 

Para maiores informações, leia nosso artigo sobre Custo de Vida em Berlim.

4. Transporte público de qualidade

Se você não é fã de pedalar, vai precisar recorrer ao transporte público de Berlim. Super eficiente, por sinal. Composto por ônibus, tram e metrô tram (bondinho), U-Bahn e S-Bahn. O U-Bahn é um metrô em sua maioria subterrâneo, enquanto a maior parte dos trens do S-Bahn percorrem seus trajetos em superfície. E não é porque você não encontra catraca que não é para pagar, hein? Muita atenção nisso porque você pode pagar multa! E uma diferença engraçada é que, quando você vai fazer baldeação (troca de uma linha por outra), às vezes você precisa sair da estação. Não é igual em São Paulo que basta trocar de plataforma.

5. Cidade histórica

Berlim teve um papel importante no século XX. A capital participou das duas Guerras Mundiais, além de ter se mantido dividida durante a Guerra Fria, tendo, por fim, a queda do muro, fato este que ficou marcado nos capítulos da história do mundo. Além de diversas atrações turisticas que remetém a história da Alemanha como museus e monumentos históricos como o do Holocausto e o Muro de Berlim, a região Checkpoint Charlie, por exemplo, possui várias atrações em construções antigas, remetendo à época da Guerra Fria. 

6. Cosmopolita

Por ser a capital alemã, obviamente a infraestrutura local é de dar inveja e a capital oferece uma alta qualidade de vida aos seus habitantes. Mas sabia que Berlim possui o maior número de moradores estrangeiros do país? 


Qual é o seu motivo preferido? O que te faz escolher Berlim como destino para realizar o seu sonho de estudar no exterior?

Berlim é uma cidade super receptiva a estrangeiros, proporcionando uma experiência riquíssima ao intercambista brasileiro que busca aperfeiçoamento profissional e enriquecimento cultural.

Lembrando que brasileiros não precisam de visto prévio para entrar e permanecer na Alemanha pelo período de 90 dias. Para maiores informações, leia nosso artigo sobre Como Funciona Intercâmbio na Alemanha.

Ficou alguma dúvida sobre estudar em Berlim? A Trinity ficará contente em esclarecer tudo!

Para saber mais sobre intercâmbio em Berlim, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55 11 97446-8692.

Gostaria de fazer um orçamento conosco? Basta preencher esse formulário.