Fazer um intercâmbio é um passo muito importante e um grande investimento, por isso gera dúvidas e às vezes até alguns medos em quem pretende estudar fora do país. Isso é normal, mas não podemos deixar que as dúvidas nos façam desistir desse momento tão sonhado, por isso vamos responder algumas dúvidas que recebemos da maioria das pessoas interessadas em fazer intercâmbio.
Precisa ter nível mínimo do idioma?
Não é necessário ter conhecimento básico no idioma para estudá-lo, as escolas aceitam todos os níveis.
Qual a melhor época do ano pra fazer intercâmbio?
Depende do destino e de suas preferências. Antes de escolher um destino é recomendado fazer uma pesquisa sobre o clima do lugar para saber qual época do ano faz mais ou menos frio. Em alguns lugares há alta temporada, que é quando o lugar fica mais cheio e os preços sobem, então é interessante saber qual é a época que isso ocorre para poder evitar.
O que eu preciso para fazer intercâmbio?
Depois de escolher o destino e todos os detalhes, é a hora de começar a pensar em alguns preparativos. Alguns documentos são exigidos, sendo eles: visto (dependendo do destino), passaporte, seguro viagem (que explicamos a importância nesse artigo), passagens de ida e volta, que podem ser conferidas durante a passagem na imigração, comprovante de vacinação (confira quais são as vacinas exigidas em seu destino) e por último mas não menos importante, a carta convite da instituição de ensino, que comprova sua matrícula no curso e pode ser solicitada durante a passagem na imigração. Além disso, o aluno precisa ter dinheiro na moeda local do seu destino de intercâmbio, podendo ser tanto em espécie quanto em um cartão internacional.
Preciso tirar o visto para todos os destinos?
Nem todos os destinos exigem visto em cursos de até meses, acima disso é necessário tirar visto de estudante para entrar no país. Alguns dos destinos mais procurados e que não solicitam visto em cursos de curto prazo são: Irlanda, Malta, África do Sul e Inglaterra.
Estou com medo de não passar na imigração, o que eu faço?
Primeiro, respire fundo e não veja a imigração como um bicho de sete cabeças. Claro, é um momento que tem que ser levado a sério e possui algumas regras, mas não é tão complicado como algumas pessoas dizem. Para conseguir passar tranquilamente na imigração já separe todos os documentos citados acima e deixe em um lugar de fácil acesso para poder apresentar caso peçam, você já consiga entregar facilmente. Quando o responsável pela imigração fizer perguntas, responda de forma direta, sem enrolar ou ficar se explicando. Lembre que você não está fazendo nada errado, as perguntas são somente questão de segurança e você vai tirar de letra.
Posso trabalhar no intercâmbio?
Em alguns países o estudante consegue adquirir a permissão de trabalho, mas somente em cursos de longa duração. Malta, Irlanda e Austrália são países que dão essa permissão e que precisam de mão de obra, então são muitas as oportunidades de trabalho, independente do seu nível de inglês.
Por que eu devo fazer intercâmbio?
A experiência de estudar em um novo país pode trazer vivências incríveis e muito aprendizado. Durante o intercâmbio, você entra em contato com novas culturas, novas pessoas e um novo idioma, tudo isso traz muito conhecimento para sua vida e não se trata apenas de aprender uma nova língua.
Como consigo escolher um destino?
A escolha de um destino é algo muito pessoal, então a decisão só pode ser feita por você. Deve-se levar em consideração o clima do local, o idioma a ser estudado, o estilo de vida do lugar e o custo benefício. É uma escolha delicada e que pode levar tempo, então não tenha pressa e pesquise bastante sobre os países de interesse para que seja um momento realmente inesquecível.
Só posso fazer curso de idiomas no intercâmbio?
Se você já tem um bom nível de inglês e tem vontade de estudar no exterior, existem outros cursos além dos de idiomas como por exemplo: graduação, pós-graduação, cursos de proficiência (usados para a entrada em universidades) e cursos profissionalizantes.
Quanto vou gastar?
Não temos um valor exato para recomendar porque é relativo ao estilo de vida de cada um. O intercambista decide se quer levar uma vida mais confortável, sair, ter uma acomodação luxuosa ou se ele quer ter um estilo de vida mais simples e economizar dinheiro.
Por que eu devo escolher a Trinity?
O intercâmbio é um sonho para muitas pessoas e que deve ser cuidado da melhor forma. Nós estamos há 4 anos no mercado, ajudando da melhor forma futuros intercambistas a conquistarem esse momento tão esperado. Nosso time é formado por profissionais que já passaram pelo intercâmbio e têm conhecimento do assunto, podendo assim auxiliar os estudantes com autoridade. Estaremos sempre disponíveis para ajudá-los em qualquer situação, do começo ao fim da sua viagem. Temos formas de pagamento flexíveis e que se adequam às suas necessidades, afinal, você não pode deixar esse sonho para depois, esse é o momento de correr atrás dele!
Com a Trinity você realiza seu sonho de estudar no exterior da melhor forma possível!
Para receber um orçamento de intercâmbio, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +5511947908935.
Se preferir, basta preencher esse formulário: