Vale a pena fazer intercâmbio de um mês?

Vale a pena fazer intercâmbio de um mês?

Essa é uma pergunta feita muitas vezes, se realmente vale a pena fazer um intercâmbio somente de um mês. Provavelmente, você já deve ter se questionado sobre isso também!

A resposta simples é que sim, vale muito a pena fazer um intercambio de 1 mês e iremos explicar os motivos neste artigo.

A maioria das pessoas não conseguem disponibilizar tempo para fazer intercâmbio de mais de um mês, pois só tem disponibilidade nas férias do trabalho ou faculdade e não querem largar nenhum dos dois para realizarem um intercâmbio com duração maior. O fato é que a maioria das pessoas só fazem intercâmbio de um mês mesmo.

O grande questionamento sobre o intercâmbio de um mês valer a pena é com relação ao aprendizado, se é possível aprender um idioma em apenas um mês.

Sobre essa questão, nós informamos que não é possível sair do nível básico do inglês (ou qualquer outro idioma que você esteja estudando) e chegar ao nível avançado em apenas um mês, porém gostamos de fazer um comparativo com escolas de idiomas tradicionais aqui no Brasil.

1 MÊS vs. 1 ANO

No Brasil, um curso regular de idiomas tem 2 aulas por semana, sendo que, normalmente, tem 2 férias por ano (julho e recesso de final de ano), dando um total de 10 meses estudando inglês, ou seja, um total de 80 aulas por ano.

Você fazendo intercâmbio de um mês no exterior, os cursos regulares (sem contar os intensivos) são 20 aulas por semana no mínimo, dando um total também de 80 aulas em apenas um mês.

Nesta caso, estamos falando apenas de carga horária, momentos em que você tem interação professor-aluno, mas se compararmos os cursos tradicionais aqui do Brasil com um intercâmbio, estudar no exterior tem diversas outras vantagens.

Após você sair da sua aula aqui no Brasil, automaticamente, você para de falar inglês e volta a falar português. Tudo a sua volta está em portugues. Tudo o que voce le, está em portugues, tudo o que voce ouve está em portugues. Então o próprio cérebro já retoma toda sua concentração ao portugues, se esquecendo do ingles. No intercâmbio é ao contrário. Quando você deixa sua sala de aula e sai para rua é onde você vai praticar todo o aprendizado que teve durante a aula, indo a um comércio, tentando se comunicar com seus colegas de classe, saindo para se divertir, sem contar que tudo a sua volta está em ingles, seja uma placa ou pessoas caminhando e conversando ao seu redor. Durante todo o intercâmbio você estará usando o inglês e isso faz com que você aprenda de uma forma muito mais rápida por estar respirando o idioma 24h.

Resumindo, um intercâmbio de um mês vale muito mais a pena do que fazer um curso regular aqui no Brasil um ano inteiro.

E o intercâmbio não envolve somente a questão do aprendizado do idioma, mas também de um aprendizado cultural muito grande. Costumamos dizer que você se programa para ir estudar inglês no exterior, este detalhe representa apenas uma parte pequena do desenvolvimento que você adquire fazendo um intercâmbio, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal.

Você tem a oportunidade de conhecer um país com cultura bem diferente da nossa, conhece os costumes, as pessoas, a culinária típica e interage com os locais, tendo a possibildade de conhecer diversos lugares interessantes, dos quais os turistas, normalmente, não conhecem. Mesmo que por apenas um mes, voce estará vivendo, de fato, naquela cidade, e não será apenas um turista. São situações bem distintas. Além de ter a oportunidade de conhecer outros estudantes de diversas nacionalidades, conhecendo também um pouco da cultura de cada um deles durante o intercâmbio.

Vale a pena fazer intercâmbio de um mês 2

Essa bagagem que você traz de volta ao Brasil após seu intercâmbio, não há como mensurar. É impossível descrever neste artigo todos os benefícios que você tem fazendo um intercâmbio de um mês. Você precisa vivenciar de verdade essa experiência para compreender.

Qual é o seu destino dos sonhos para fazer um intercâmbio? 

Se te despertou uma vontade imensa de estudar no exterior, mas não sabe por onde começar, a Trinity ficará contente em esclarecer tudo!

Para tirar suas dúvidas sobre intercâmbio, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55 11 94712-1141.

Gostaria de fazer um orçamento conosco? Basta preencher esse formulário.