O icônico Día de Los Muertos é um feriado e comemoração muito importante no México. E há muitos séculos é uma tradição muito bonita e atrativa para o país, mas que nos últimos tempos, vem se tornando cada vez mais popular ao redor do mundo e atraindo cada vez mais turistas também. Atualmente estão estimados cerca de 7,5 milhões de turistas no México apenas durante os dois dias do feriado! Então vem com a gente conhecer mais sobre esse icônico evento mexicano.
Quando ocorre: durante o início do mês de Novembro, ocorrem anualmente as celebrações do día de los muertos, coincidindo com o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados da tradição católica. As celebrações costumam começar no dia 31 de outubro e terminar no dia 2 de novembro.
É dito que neste dia, os mortos podem visitar seus entes queridos, caso estes tenham preparado as oferendas nos altares. Diferente da visão morbida que algumas pessoas possam ter do feriado mexicano, na verdade, tratra-se do oposto, sendo uma maneira extremamente mais otimista de ver o pós vida e também muito mais bonita de se enfrentar a única certeza da vida, onde nossos ente-queridos podem nos visitar um dia no ano, além de ajudar a sempre manter a memória das pessoas que perdemos.
Origem: as origens do feriado mais famoso do México datam de antes mesmo da chegada dos espanhóis, com os indígenas originais do país, principalmente os astecas, que já tinham essa bela visão da celebração da etapa final do ciclo da vida. Originalmente era celebrado no final de agosto, porém com a chegada dos colonizadores, o feriado foi mudado para coincidir com os feriados católicos do dia de todos os santos e do dia de finados, tornando-se assim uma celebração sincretizada, como também aconteceu muito em diversas regiões no Brasil.
Ofrendas (altares) – outro ponto muito importante do dia dos mortos, são os altares em forma tradicional com 7 níveis, que significa
1º nível (térreo): cruz feita de flores, sementes ou frutas.
2º nível: fotografia(s) da(s) pessoa(s) falecida(s) a quem o altar é dedicado.
3º nível: frutas e também os pratos preferidos da pessoa falecida.
4º nível: pan de muerto (pão dos mortos), um tipo de pão tradicional oferecido como alimento e consagração.
5º nível: sal, que simboliza a purificação.
6º nível: dedicado às almas do purgatório.
7º nível: imagem do santo de devoção da família.
Outras oferendas ocorrem com objetos pessoais do ente querido, caveiras de açúcar, papéis coloridos e etc.
Também podemos citar como forte tradição os esqueletos vestidos com as mais diversas roupas e fantasias, que ficam espalhados por todas as ruas e locais possíveis. Segundo a tradição, são eles que recepcionam os mortos quando estes vêm visitar seus amigos e familiares durante o dia 2 de Novembro.
Também é uma prática considerada mórbida por muitas pessoas de outros países, mas na cultura mexicana, esses esqueletos felizes, enfeitados e fantasiados são algo que ajudam a passar pela dor da perda de maneira menos triste.
As flores também são um forte símbolo do dia, muitas vezes é feito um arco de flores em frente ao altar de homenagem aos entes queridos, como se fosse um portal onde as pessoas têm de atravessar, para chegarem ao nosso mundo.
La Catrina: um dos principais símbolos do feriado é a La Catrina, principal esqueleto da celebração. Originalmente a La Catrina é uma pintura de José Guadalupe Posad, que criou a icônica figura de uma dama da alta sociedade mexicana de seu tempo, com seu vestido caro e requintado, a pintura faz as criticas de que na morte não existe distinção de classes, além de criticar a aristocracia mexicana da época que renegava suas origens indígenas e exaltava a cultura europeia.
Desfiles: os tradicionais desfiles, que são uma atração à parte, contam com alebrijes (esculturas de arte folclórica mexicana coloridas), carros alegóricos, fogos de artifício, música ao vivo e cerca de mais de 1 milhão de pessoas fazem parte dos desfiles, atualmente contando com milhares e milhares de turistas. Apesar de a data ser comemorada em todo o país, ela é mais tradicional nos seguintes locais: Aguas Calientes, Cidade do México, Morelos, Oaxaca, e Quintana Roo.
E esses foram alguns pontos incríveis do dia dos mortos! Você já conhecia esse feriado mexicano? Quer conhecer? Conta pra gente nos comentários!
Para receber um orçamento de intercâmbio, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +5511947121141.
Se preferir, basta preencher esse formulário.