Custo de vida em Sydney

Custo de vida em Sydney

O custo de vida é, com certeza, uma das principais preocupações de qualquer pessoa que irá para outro país. Isso se dá por que o salário mínimo é diferente em cada país, assim como os valores gastos diariamente. Um dos destinos mais procurados para estudar e trabalhar é a Austrália, pois o custo de vida de lá costuma ser bem agradável. A cidade de Sydney vem sendo procurada por muitos intercambistas, pelo fato de ser o centro onde acontecem os grandes negócios, assim como São Paulo no Brasil.

Mas quanto custa morar em Sydney? Bom, pensando nessa dúvida, neste artigo trouxemos a estimativa do custo de vida em Sydney, calculando gastos essenciais que você vai ter enquanto estiver estudando e morando por lá. 

Moradia

O primeiro item a se considerar quando o assunto é custo de vida, sem dúvidas, é a acomodação. Isso porque, além de ser extremamente necessário, este item pode ser o de maior valor, dependendo do seu gosto. 

Albergues e Hotéis podem variar de AUD$90,00 a AUD$300,00 por semana. Aluguel de uma casa ou apartamento apresenta valores entre AUD$165,00 e AUD$440,00 por semana. Aluguel compartilhado — com uma ou mais pessoas — faz o custo cair para algo em torno de AUD$85,00 e AUD$215,00.

Alimentação

A alimentação é o segundo fator mais importante para calcular o custo de vida, afinal você precisará se alimentar. Neste caso, você pode optar por comer fora ou fazer compras no supermercado (a escolha da maioria dos estudantes), pois assim você poderá economizar. 

Restaurantes

  • Menu do dia (almoço incluindo bebida) em restaurante simples AUD$30;
  • Hambúrguer AUD$12;
  • Refrigerante (330ml) AUD$4;
  • Cappuccino (médio) AUD$4,30.

Supermercado

  • Maçã (1kg) AUD$4,60;
  • Pão de forma (500g) AUD$2,90;
  • Ovo (dúzia) AUD$4,40;
  • Laranja (1kg) AUD$3,90;
  • Leite (1 litro) AUD$1,50;
  • Batata (1kg) AUD$3,50;
  • Arroz (1kg) AUD$2,80;
  • Tomate (1kg) AUD$4,90.

Transporte

Em Sydney se utiliza um cartão chamado Opal Card, que funciona em toda a rede de transporte público, incluindo ônibus, trem, metro, light rail e ferry. O Opal tem um sistema que limita seus gastos a AUD$50 por semana. Quando se atinge esse valor, o cartão passa a não cobrar mais pelas próximas viagens e você poderá continuar usando sem pagar. Mas caso prefira o bilhete unitário ele custa AUD$4,40. O valor do trem saindo ou entrando no aeroporto de Sydney é mais alto, pois a linha é operada por uma empresa privada, o valor é de AUD$20 por adulto e AUD$15 por criança.

Extras

Em Sydney o que não falta são opções de lazer. A maioria dos nossos estudantes separam uma parte do seu dinheiro diretamente para o lazer, afinal aproveitar o destino é muito importante! Alguns desse gastos são:

  • Cinema AUD$20;
  • 1 cerveja no restaurante do bairro (500ml) AUD$8;
  • Tour pela Ópera de Sydney a partir de AUD$42 por adulto;
  • Tour pela Torre de Sydney a partir de AUD$31 por adulto.

Salário mínimo da Austrália

Na Austrália a base de remuneração é feita em horas, ou seja, o salário mínimo é de AUD$19.84 por hora (76,38 Real brasileiro). Desde o dia 01 de Julho de 2020 o salário base no país é de aproximadamente AUD$3.015,20 mensais (11.608,52 Real brasileiro), considerando que se trabalhe 38 horas semanais. 

Vale lembrar que o estudante pode trabalhar 20 horas semanais durante o período do curso, o que equivalerá mensalmente a AUD$1.587,20 (6.110,72 Real brasileiro), e 40 horas semanais no período de férias, o que equivalerá mensalmente a AUD$3.174,40 (12.221,44 Real brasileiro). 

(Conversão do Dólar Australiano utilizada  R$3,85 – Dez/2020).

No Brasil o salário mínimo é de R$ 1.045,00. Portanto, é importante lembrar que o custo de vida em Sydney é considerado baixo quando comparado com o salário de lá.

Importante ressaltar que essa comparação é feita somente a título de curiosidade, uma vez que trabalhando na Austrália o estudante receberá em Dólar (AUD) e gastará na mesma moeda. Sendo assim, lá você ganhará mais e gastará menos!

Com todas essas informações, deu ainda mais vontade de planejar seu intercâmbio para Austrália, né?! Para mais detalhes confira o artigo: Como funciona o intercâmbio na Austrália.

Se está procurando pontos turísticos fantásticos para visitar enquanto estiver em Sydney, não deixe de ver o artigo: Principais atrações de Sydney.


Agora que você já sabe os principais itens para o planejamento financeiro em Sydney, só resta entrar em contato com a Trinity e fechar seu intercâmbio! 🙂

Para receber um orçamento de intercâmbio na Austrália, não hesite em nos contatar através de e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55 11 94712-1141.

Você gostaria de fazer um orçamento conosco? Basta preencher esse formulário.