You are currently viewing Cultura Nova Zelândia

Cultura Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um dos países mais misteriosos e interessantes do mundo. Com diversas paisagens de tirar o fôlego, uma população extremamente receptiva e elementos culturais únicos. Hoje trazemos um pouco para vocês sobre a cultura neozelandesa. 

Povo Maori

Os britânicos foram os responsáveis pela colonização do país, o que resultou em um dos idiomas oficiais da Nova Zelândia ser o inglês. Apesar da colonização, o povo Maori, indígenas neozelandeses, fazem parte de 16% da população total do país e tem sua cultura local muito valorizada, preservando seu idioma de origem (conhecido como Te Reo). Entre os elementos culturais do povo Maori está a tatuagem e a arte de esculpir e dançar. 

Na cultura Maori há um grande apreço pela natureza, onde todos são extremamente conscientes em seu papel na preservação ambiental, um dos motivos para a Nova Zelândia ser um país extremamente limpo e um dos menos poluentes de todo mundo. “Kaitiakitanga” é a expressão local que expressa essa tradição da preservação ambiental.

As influências vindas desses povos estão presentes até mesmo nos festivais do país, como nos jogos de rugby, um esporte extremamente popular no destino. Durante os festivais, são feitas danças e comemorações que representam a cultura Maori. 

Extremamente receptivos: A população da Nova Zelândia é uma das mais receptivas do mundo e eles tem muito orgulho dessa tradição, tendo inclusive um termo na sua tradição maori, o “Manaakitanga” valor maori que remete à necessidade de sempre receber as pessoas de forma calorosa. Por conta disso, os neozelandeses são muito receptivos com turistas e imigrantes.

Culinária: A comida neozelandesa, assim como o país em geral, tem muita influência da Inglaterra, um exemplo disso é o tradicional prato inglês “fish and chips” que também é muito apreciado na Nova Zelândia. Já com pratos mais tradicionais do país, temos em especial os frutos do mar, que compõem grande parte da alimentação dos moradores do país, e alguns desses frutos só são encontrados por lá, como é o caso dos “Mexilhões de lábios verdes”. Outro famoso prato maori é o Hangi, feito com carne, frango e legumes assados debaixo da terra. 

Já a sobremesa mais popular do país é um pouco polêmica. A Pavlova é uma espécie de torta decorada com diversas frutas (principalmente kiwi) e feitas com merengue. Mas por que é um prato polêmico? Pois existem diversas especulações se o prato foi criado na Nova Zelândia ou na Austrália, mas independente disso é um prato que você não pode deixar de provar. Além do prato controverso, o doce mais consumido no país é o sorvete, inclusive o país superou os Estados Unidos no consumo de sorvetes.

Ilha do Norte e Ilha do Sul: Embora seja um país só, a Nova Zelândia é dividida entre duas grandes ilhas. Claro que ambas valem muito a pena a visita, mas iremos falar de algumas das principais diferenças entre elas aqui. 

A ilha do Norte podemos dizer que é muito mais urbanizada, e é onde estão as maiores cidades do país, Auckland e Wellington. Então se você busca vida noturna, fazer compras e visitar os cenários dos filmes “O Senhor dos Anéis”, a ilha do norte irá te atender perfeitamente.

Já a Ilha do Sul é tão incrível quanto, mas de um jeito muito diferente. É o lugar menos populoso do país, e também onde estão as paisagens mais belas, com montanhas nevadas, campos enormes, planícies muito preservadas. Também há bastante opção para os fãs de adrenalina, já que na cidade de Queenstown existe grande diversidade de esportes radicais. Caso você vá no verão, as praias da ilha do sul são extremamente bonitas e charmosas, e se tornam um prato cheio com as temperaturas passando dos 30 graus. Nesta época também recomendamos as vinícolas e cidades históricas do país.

Custo de vida: A Nova Zelândia, comparando com outros países populares para o intercâmbio, como Canadá e Estados Unidos, acaba tendo um um custo de vida muito mais econômico. Cidades como Wellington e Auckland que são as maiores do país e embora tenham custo maior que cidades menores, ainda possuem custos muito inferiores em comparação com outros destinos. Além disso, o país conta com um dos maiores salários mínimos do mundo e o dólar neozelandês também é mais em conta para nós brasileiros do que o australiano e canadense.

Gostou de conhecer mais sobre a Nova Zelândia? Então deixe aqui nos comentários! 

Fonte: 1 | 2 | 3 


Para receber um orçamento de intercâmbio, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +5511915574969.

Se preferir, basta preencher esse formulário.