Cada vez mais, as enormes vantagens de morar na Austrália estão pesando para os brasileiros, que veem no país dos cangurus diversas semelhanças com o nosso, mas sem as grandes adversidades que, infelizmente, enfrenta nossa população.
Uma grande semelhança entre Brasil e Austrália é a vasta gama de opções de bancos e contas bancárias, passível de atender todas as necessidades. Atualmente, é possível até mesmo abrir conta nos bancos australianos antes mesmo de chegar ao país, o que irá facilitar a já chegar na Austrália com a vida financeira bem resolvida.
Bancos como o Commonwealth Bank permitem a abertura diretamente em seu website, processo que leva poucos minutos.
Tipos de conta:
Conta corrente: semelhante a do Brasil, esta é a conta mais comum na Austrália, utilizada para as transações mais rotineiras.
Conta poupança: também é similar a do Brasil, uma conta que lhe dará maiores juros do que a conta corrente, normalmente utilizada para guardar dinheiro.
Conta para moedas estrangeiras: essa é uma conta exclusiva dos maiores bancos da Austrália, utilizada por pessoas que recebem transferências em moedas estrangeiras, como o próprio Real, por exemplo.
Conta cartão de crédito: essa conta é de uso exclusivo para transações que envolvem seu cartão, como pagamento de faturas e outros serviços.
Conta conjunta: essa conta é feita para os cônjuges e parceiros de negócio que precisam dividir e ter ciência das transações que envolvem ambas as pessoas.
Principais bancos na Austrália:
CommBank (Commonwealth Bank of Australia) – uma instituição presente em diversos países e que conta com mais de 15 milhões de usuários no mundo.
Westpac – um dos mais tradicionais bancos do país, estando presente em todas as cidades com suas mais de 800 unidades.
NAB (National Australia Bank) – grande instituição com mais de 500 unidades e quase mil caixas eletrônicos.
ANZ Bank – banco presente tanto na Austrália quanto na Nova Zelândia.
Mas além dos 4 maiores já mencionados, o país não fica apenas nessas opções, tendo também o Bank of Queensland, HSBC, ING, AMP Bank, entre outros.
Documentos: alguns bancos podem pedir documentos específicos ou não, porém os mais pedidos são:
Comprovante de residência
Visto
Cópia do CoE (Certificate of Enrolment)
Número do passaporte
Vínculo empregatício
Documentação somando pelo menos 100 pontos (documentos contam como pontos para os bancos, apenas passaporte e certidão de nascimento já bastam para os 100 pontos)
Comprovação da data de chegada (para quem desejar abrir uma conta ainda no Brasil)
Bancos digitais:
Assim como virou moda no Brasil nos últimos anos, a Austrália também conta com algumas opções de bancos on-line, como
Rabodirect
ING
Ubank
Easy Street
Leia também: https://trinityintercambio.com.br/como-levar-dinheiro-para-o-exterior-durante-o-intercambio/
Transferência Bancária:
É possível fazer transações e transferências diretamente com os bancos australianos, porém você terá que arcar com as taxas locais e particulares que cada instituição financeira exige sobre cada transferência. Por este motivo, recomendamos levar seu dinheiro para a Austrália (e de outros países) através do Wise, que tem as melhores taxas do mercado, e que te permite utilizar diversas contas com diversas moedas também, ideal para quem pretende conhecer os países vizinhos da Austrália.
Mas é possível ficar de vez na Austrália com o Wise? A resposta é não! Pois é proibido para as empresas locais pagarem os salários de funcionários através do Wise, por este motivo é necessário abrir sua conta em um dos bancos listados no início deste artigo.
E essas são algumas opções de contas bancárias e transferências possíveis no país do cangurus. Ficou com alguma dúvida? entre em contato conosco!
Para receber um orçamento de intercâmbio, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +5511947121141.
Se preferir, basta preencher esse formulário.