Casa de família ou residência estudantil?

Casa de família ou residência estudantil?


Já está tudo certo: você já escolheu o destino, a escola, o curso, a carga horária, a data de embarque… Mas, tão importante quanto tudo isso é a escolha do tipo de acomodação que você ficará durante o seu intercâmbio, afinal você precisará de um lugar para se acomodar.

Geralmente são oferecidos dois tipos de acomodação para o intercambista: Casa de Família ou Residência/Alojamento Estudantil.

Essas acomodações funcionam da seguinte maneira:

CASA DE FAMÍLIA

(também conhecida como Homestay ou Host Family) 

Nessa opção, famílias nativas ou residentes permanentes no país disponibilizam os quartos extras de sua casa para receberem alunos internacionais. Você pode ter um quarto privativo ou compartilhar o quarto com outro aluno internacional. Se for viajar em casal ou com um amigo, existe a possibilidade de vocês ficarem juntos na mesma casa, dividindo o quarto, e terão acesso às facilidades da casa (geladeira, máquina de lavar etc.) de acordo com as regras da família.

Vale lembrar que as famílias que participam desse programa de acomodação são famílias de classe média. Elas passam por uma série de pré-requisitos: precisam atestar saúde financeira (a casa não pode estar hipotecada, a família não pode ter dívidas), também devem atestar antecedentes criminais e declarar imposto de renda no país. Por serem famílias de classe média, geralmente moram em bairros afastados do centro, então é necessário utilizar o transporte público para locomoção até a escola.
Nesse tipo de acomodação também é oferecida alimentação, você poderá optar pelo regime de meia pensão (café da manhã e jantar) ou pensão completa (café da manhã, almoço e jantar). Lembrando que o almoço é apenas um lanchinho ou fruta para comer na escola, já que neste horário você não estará em casa, durante a semana. Finais de semana, o almoço será normal, caso escolha.

Como se adaptar à host family?

Durante o intercâmbio, é fundamental manter o diálogo com a host family e, principalmente, seguir as regras da casa. Vale ressaltar que o aluno será recebido pela família para morar em sua casa durante o período do intercâmbio. Ou seja, é esperado que o intercambista não interfira na rotina da família e respeite as regras da casa. 

Via de regra, as famílias que participam desse tipo de programa são mente aberta, solícitas e bem tranquilas! Independente da idade do aluno, os intercambistas costumam adorar a experiência, ficam amigos próximos da família e levam a experiência para toda vida. Esse tipo de acomodação é perfeito para quem deseja realmente imergir na cultura do país local, afinal você está acompanhando a rotina de uma família local, com seus gostos e tradições.

RESIDÊNCIA ESTUDANTIL

Existem diversos formatos de residência estudantil: pode ser uma casa, um apartamento compartilhado, uma parte de um hotel ou a residência pode estar localizada dentro da própria escola (on campus, on site) ou nos arredores. Às vezes, há prédios inteiros dedicados a alunos internacionais!
De forma geral, nesse tipo de acomodação você dividirá a residência com outros alunos de diversos lugares do mundo. Seu quarto poderá ser privativo ou compartilhado. Os alunos sempre terão acesso a uma cozinha para preparar as próprias refeições  e o banheiro geralmente é compartilhado. Algumas residências contam com área de lazer e área de estudos.

Essa opção é ótima para aqueles alunos mais independentes, que desejam fazer o intercâmbio à sua forma e não querem necessariamente seguir a rotina e horários de uma família. Também é ótima para quem quer conhecer gente do mundo inteiro, ter contato com diversas culturas e fazer amigos internacionais, além da escola.

E agora, o que eu escolho? 

Essa decisão é muito pessoal e depende do perfil de cada aluno. Se você se considera uma pessoa mais independente e gostaria de ter mais liberdade, a acomodação em residência estudantil é perfeita para você. Agora, se você não se importa de seguir a rotina de uma família e deseja ter uma imersão completa na cultura do destino escolhido, a casa de família é ideal.
Os valores dependem do destino. Em alguns países a acomodação em casa de família fica mais em conta, enquanto em outros, a residência estudantil é mais barata.

Vale ressaltar que, para menores de idade, é obrigatório acomodação em casa de família.

E aí, já decidiu qual tipo de acomodação será sua casa durante seu intercâmbio?
Sendo assim, conte com a ajuda da TRINITY para te ajudar nesse processo do intercâmbio!

Para fazer um orçamento conosco basta nos enviar uma mensagem no WhatsApp (11) 94790-8935) ou preencher esse formulário e um consultor da Trinity irá entrar em contato 🙂

× Clique aqui