10 dicas para morar na Alemanha

10 dicas para morar na Alemanha

Mudar-se para a Alemanha significa ter a chance de viver em um dos países mais organizados e progressistas do planeta, onde você pode desfrutar de um alto padrão de vida. Como em qualquer lugar, no entanto, sempre há alguns conselhos que podem tornar as coisas muito mais fáceis quando você se muda pela primeira vez.

Da reciclagem ao atendimento médico, essas 10 dicas para estrangeiros tornarão sua vida mais fácil desde o dia de sua chegada.

Esta lista contém todas as informações necessárias sobre os costumes alemães típicos que você não conhecia, incluindo informações sobre o aluguel de um apartamento, cuidados médicos e muito mais.

1. TRANSPORTE NA ALEMANHA

Se você pretende usar trens ou ônibus nacionais, regionais e locais regularmente, compre um BahnCard50 para aproveitar o desconto de 50% nas tarifas. Os estudantes na Alemanha também podem aproveitar viagens de trem gratuitas ou com desconto dentro de uma determinada região, adquirindo um semesterticket. 

2. IMPOSTOS ESPECIAIS NA ALEMANHA

Além do imposto de renda, indivíduos e famílias são obrigados a pagar alguns impostos especiais. Isso inclui o GEZ ou Rundfunkbeitrag doméstico, que financia a radiodifusão pública. Os impostos da Igreja são recolhidos com rigor, e se você se juntar a uma congregação, espere pagar cerca de 8-9% de sua renda para a Igreja.

Vale a pena observar que se você trabalhar na Alemanha por um período prolongado, poderá mais tarde ter direito a alguns benefícios de aposentadoria do serviço de seguridade social, mesmo que planeje se aposentar em outro país. 

3. SEMPRE LEVE SUA IDENTIDADE COM VOCÊ

Lembre-se sempre de manter seu Cartão de Autorização de Residência (eAT) e / ou RG ou passaporte com você e manter uma cópia impressa em casa. Espera-se que os alemães levem sempre consigo a sua carteira de identidade nacional, mas para os estrangeiros, um eAT é suficiente.

4. ALUGAR UM APARTAMENTO NA ALEMANHA

Frequentemente, você precisará pagar até três meses de aluguel e um depósito antecipado para alugar um apartamento, portanto, certifique-se de ter economia suficiente. Além disso, orçamento para Nebenkosten: pagamentos mensais adicionais para cobrir taxas, recusar, Internet e outras contas. O valor que você pagará por mês por um apartamento antes das contas e Nebenkosten será referido como aluguel frio ou Kaltmiete.

Quanto dinheiro você precisa para morar na Alemanha?

Os custos de aluguel variam em todo o país, mas você provavelmente precisará de mais de € 1000 por mês para cobrir o aluguel, contas, transporte e alimentação. Faça um orçamento realista para saber quanto precisará ganhar. 

dicas para morar na alemanha

Onde é o melhor lugar para morar na Alemanha?

Não existe um único lugar melhor para se viver na Alemanha. Jovens criativos são atraídos pela vibração de Berlim, enquanto o mais alto padrão de vida é supostamente apreciado nas cidades de Stuttgart, Frankfurt e Munique. Leipzig é uma cidade relativamente pequena, mas popular, diversificada e culturalmente rica, que está ganhando popularidade entre os mais jovens.

5. O SISTEMA ALEMÃO “Pfand”

O sistema Pfand na Alemanha significa que os consumidores pagam um depósito em garrafas de vidro e plástico, que recebem quando devolvem a garrafa. No entanto, nem todas as lojas aceitam todas as garrafas vazias. Eles só aceitam garrafas que vendem na loja. Então, reúna-os e leve-os ao supermercado, já que eles tendem a vender / aceitar a maioria das garrafas, desde que tenham um código de barras Pfand alemão – e assim, você receberá uma pequena receita inesperada de troco!

6. ASSISTÊNCIA MÉDICA NA ALEMANHA

Para ter acesso a cuidados médicos na Alemanha, você precisa se registrar no sistema de saúde estadual (Gesetzliche Krankenversicherung). Depois de registrado, você receberá um cartão de saúde (Krankenversichertenkarte) que deverá levar em qualquer consulta ou visita ao hospital.

Algumas pessoas, como freelancers, também podem optar por contratar planos de saúde privados. Os cidadãos da UE também podem ter acesso a cuidados médicos básicos se possuírem um EHIC (Cartão Europeu de Seguro de Doença). 

7. CONTAS

Existem vários provedores de Internet na Alemanha, mas você também pode precisar instalar primeiro uma linha da Deutsche Telekom, portanto, verifique com o seu locador. Muitos jovens na Alemanha dependem apenas de seus telefones celulares.

Se você está se mudando para uma vida compartilhada, provavelmente irá apenas arcar com certas contas da casa ou pagar um pote de dinheiro doméstico (Haushaltsgeld) que irá cobrir os custos de acomodação. Se você estiver configurando seu apartamento sozinho, certifique-se de estar ciente dos seguintes pagamentos de serviços públicos que você terá que organizar:

Aquecimento (Heizung)

Eletricidade (Strom)

Água (Wasser)

Televisão por cabo / satélite (Kabel / Satellite Fernseh)

Conexões de telefone / Internet (Telefon / Internetanschluss)

Seguro residencial (Hausversicherung)

8. APRENDER ALEMÃO

Embora o inglês seja amplamente compreendido na Alemanha, é realmente aconselhável aprender o alemão. Você também precisará se familiarizar com os termos técnicos que podem ser encontrados em contratos de trabalho ou aluguel.

É possível morar na Alemanha sem saber alemão?

É possível viver na Alemanha sem saber muito alemão. Mas, para encontrar emprego e se integrar totalmente à sociedade, você precisará ser capaz de falar e ler alemão básico, pelo menos, especialmente se você mora fora das grandes cidades. 

9. CONHECER PESSOAS NA ALEMANHA

A maioria dos alemães pertence a um ou mais clubes ou grupos; na verdade, eles têm um dos níveis mais altos de coesão social do mundo, então juntar-se a um grupo pode ser uma ótima maneira de encontrar amigos com ideias semelhantes. A maneira mais rápida de conhecer novas pessoas, no entanto, provavelmente será por meio dos estudos ou do trabalho.

Posso me mudar para a Alemanha sem emprego?

Você pode se mudar para a Alemanha sem emprego, desde que tenha dinheiro para pagar o aluguel e o depósito antecipados (e economias suficientes para garantir o seu visto, se aplicável). Mas, se você quiser conhecer novas pessoas imediatamente, quanto mais rápido você encontrar um emprego, mais rápido será o processo. Você não poderá se inscrever para benefícios sociais na Alemanha, como seguro-desemprego (Arbeitslosenversicherung), se você acabou de se mudar para o país.

10. O SISTEMA ALEMÃO DE LIXO

Familiarize-se com o sistema de reciclagem da sua nova casa e certifique-se de saber os dias de coleta. As caixas tendem a ser codificadas por cores e o significado das cores pode mudar de estado para estado. Em caso de dúvida, pergunte a um vizinho ou senhorio (proprietário do imóvel). Cerca de 68% de todo o lixo doméstico na Alemanha é reciclado.

Normalmente, plásticos, papel, vidros de cores diferentes, resíduos biológicos e latas devem ser separados para reciclagem, enquanto os resíduos não recicláveis ​​têm sua própria lixeira.

Fonte


Agora que você já sabe tudo que precisa para morar na Alemanha e tirar de letra suas primeiras semanas como um profissional, aproveite e leia nosso artigo abaixo: “Como funciona o intercâmbio na Alemanha” para se inteirar sobre tudo. 

Já te adiantamos que é possível estudar alemão geral ou para fins específicos de ingressão no sistema de ensino superior alemão ou até mesmo ensino superior em inglês.

Para receber um orçamento de intercâmbio, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55 11 94712-1141.

Você gostaria de fazer um orçamento conosco? Basta preencher esse formulário.