Preciso falar inglês para fazer intercâmbio?

Preciso falar inglês para fazer intercâmbio?

Uma das dúvidas mais frequentes dos intercambistas é: “preciso falar inglês para fazer intercâmbio?”. A resposta é bem simples, você NÃO precisa falar inglês para realizar seu intercâmbio, afinal você pode aprender tudo lá. Neste artigo iremos explicar como fazer intercâmbio sem obter nenhum conhecimento prévio sobre a língua!   

Não sei nada de inglês, e agora?

Calma, você pode perfeitamente estudar em outro país sem saber inglês, o estudante só precisa de uma coisa, vontade de aprender. Estudar em outro país é uma forma de aprender muito mais rápido, pois o estudante irá vivenciar a cultura do país diariamente, é uma das melhores formas de aprender inglês. Por isso, existe intercâmbio para quem não fala inglês e intercâmbio de inglês básico, para iniciantes.

Nível de inglês para fazer intercâmbio

Muitos estudantes ainda têm dúvida em relação a qual o nível de inglês para fazer intercâmbio. Podemos classificar o conhecimento em outra língua, basicamente, em quatro níveis:

Básico: alunos no nível básico têm pouco conhecimento na língua. Sabem algumas palavras, mas não têm boa leitura ou escrita.

Intermediário: são estudantes que apresentam um nível regular de escrita e leitura. Também já apresentam um pouco de conversação.

Avançado: quem apresenta boa leitura e escrita, compreende bem o que ouve e consegue se expressar sem muita dificuldade tem nível avançado.

Fluente: pessoas fluentes são aquelas que têm completo domínio sobre o idioma. Conseguem escrever, ler e falar espontaneamente sem dificuldade.

As escolas de idiomas separam os alunos de acordo com este conhecimento. Dessa forma, todos os estudantes de uma sala de aula apresentam o mesmo nível no idioma e podem avançar juntos.

Assim, você não precisa saber inglês para fazer intercâmbio, pois será direcionado para uma turma com o mesmo nível de conhecimento do idioma que você, o que permite fazer intercâmbio sem falar inglês.

Escolas adequadas

Os professores e a escola em que você vai estudar estão mais do que preparados e acostumados a receberem alunos que falam nada ou muito pouco o idioma deles. Na hora da matrícula do intercâmbio, é importante que você seja sincero. Pense: “o quanto eu sei de inglês?”, a resposta para essa pergunta vai poder ajudar o seu consultor a indicar o melhor tipo de curso para você.

É muito comum que as pessoas fiquem com receio de fazer um intercâmbio sem ter algum conhecimento do inglês, e é justamente por isso, que as escolas possuem testes de nivelamento (para saber o seu nível de inglês). Sem dúvidas, aprender a falar inglês durante o intercâmbio é uma experiência muito enriquecedora. Afinal, o idioma fará parte do seu dia-a-dia e, com isso, dominar a língua será muito mais fácil.

Acomodações coletivas 

Acomodações coletivas podem ser muito positivas para o seu intercâmbio em muitos sentidos. Além de conhecer muitos brasileiros, com quem você poderá fazer amizade, você ainda poderá ter contato com pessoas de várias partes do mundo e o inglês vai acabar virando a língua oficial da comunicação. E isso é muito legal, pois todos acabam aprendendo muito nesse processo.

É possível que dependendo da sua acomodação, você tenha contato com pelo menos um brasileiro. Por isso, você não deve cair na tentação de falar apenas português ou ter apenas amigos brasileiros. Lembre-se: o intercâmbio serve para que você saia da sua zona de conforto. Então, aproveite para conhecer o máximo de pessoas diferentes e tente falar inglês com elas. Não tenha vergonha de errar, pois é errando que se aprende! 

Suporte TRINITY

A nossa agência dá TOTAL suporte aos estudantes e isso é de extrema importância, pois é essencial para que você se sinta seguro em um país diferente, no qual você não terá o domínio do idioma ainda. Nós também fazemos uma orientação de pré-embarque para explicar e tirar as dúvidas dos nossos estudantes. 

Ajudamos nossos alunos da melhor forma possível, principalmente aqueles que possuem pouco domínio no idioma! Então, fique tranquilo caso precise mande um “Help Me” que iremos lhe dá todo o suporte necessário! 


E aí, agora que você já sabe que é SIM possível fazer um intercâmbio sem saber inglês, só resta fazer as malas e partiu intercâmbio! 🙂

Para receber um orçamento de intercâmbio, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55 11 94712-1141.

Você gostaria de fazer um orçamento conosco? Basta preencher esse formulário.


× Clique aqui