You are currently viewing O que não fazer em um intercâmbio

O que não fazer em um intercâmbio

Um intercâmbio proporciona uma experiência completa de aprendizagem, não só no que se refere ao idioma, mas em relação à vida, a tudo. Estando em outro país, temos contato com novas culturas, pessoas e costumes, então, é sempre bom saber o que evitar para poder fazer esse momento ser inesquecível e aproveitar cada segundo. Por isso, hoje vamos dar algumas dicas sobre o que não fazer no seu intercâmbio. 

Não praticar o idioma

Falar somente em sua língua nativa vai atrapalhar sua pronúncia e sua evolução, pois praticar a fala faz parte dos estudos também. Mesmo não estando muito confiante sobre seu conhecimento no novo idioma, não deixe de tentar e não tenha medo de errar. Com os erros você vai avançando e progredindo no idioma escolhido.  

Não se adaptar à rotina

Com uma rotina diferente, no início será um pouco estranho até a adaptação, então, se atrasar e perder o horário é algo que pode acontecer. Sabendo disso, já se prepare para evitar. Programe sempre o despertador e organize uma rotina. 

Fazer amizade somente com pessoas da mesma nacionalidade que a sua

É fato que fazer amizade com pessoas que vêm do mesmo país que você e falam o mesmo idioma é muito mais fácil, mas durante o intercâmbio, quanto mais amigos de nacionalidades diferentes você fizer, mais experiências distintas vai ter e maior vai ser a prática do idioma. Não é preciso evitar contato com brasileiros, mas tente sempre ter pelo menos um estrangeiro no grupo, assim todos se forçam a falar no idioma local. 

Ir para um país sem pesquisar a fundo sobre ele 

No intercâmbio, a maioria dos estudantes irá sozinho para um lugar diferente do seu país natal, então precisará saber como lidar com diferentes situações e problemas. Antes de escolher o destino, é interessante fazer uma boa pesquisa sobre o lugar, como são as pessoas, o clima, as oportunidades, costumes, entre outras coisas. Conhecendo mais o local, você consegue saber se é o destino certo ou se não combina com suas preferências. 

Não se dedicar aos estudos

A ideia de estar em outro país é deslumbrante. São muitos lugares para conhecer e visitar e você poderá fazer isso, mas a prioridade são os estudos. Ter foco e disciplina é extremamente importante. Afinal, um intercâmbio é um investimento, não somente uma viagem. Conciliando os estudos com o lazer é possível fazer os dois e aproveitar muito a experiência. 

Gastar dinheiro em excesso

Com certeza fazer compras é um desejo da maioria das pessoas que viajam para fora de seu país, mas nesse momento, é importante se atentar com os gastos e se programar para que não falte dinheiro para emergências ou para a alimentação.

Não se atentar às regras locais

Nem tudo que é normal no seu país de origem é considerado comum em outro país. Certos costumes podem ser até classificados como crimes em algumas culturas, como por exemplo, ingerir bebidas alcoólicas na rua em países como Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. 

Não se preocupar com a saúde

Emergências já nos tiram da nossa zona de conforto, imagina ter que lidar com isso em um país de língua estrangeira. Não queira economizar em algo de suma importância: seguro saúde. A boa notícia é que várias operadoras de cartão oferecem esse serviço gratuitamente, mas se o seu cartão não oferecer, não se preocupe porque os alunos da Trinity têm desconto com nossa seguradora parceira.

Vale lembrar que antes da viagem é recomendado um check up. Converse com o seu médico e coloque sua saúde em dia.

Não fechar com a Trinity Intercâmbio

Em um momento tão importante como esse, é preciso adquirir seu intercâmbio com uma agência que te dê todo o suporte necessário, além de estar sempre disponível para ajudar. Ao contratar a Trinity Intercâmbio, você tem a segurança de contar com uma empresa idônea e com a maior credencial que uma agência de intercâmbio pode ter: SELO BELTA. Entenda a importância desta certificação aqui.

A Trinity vai estar com você em todos os momentos, para todas as dúvidas e sempre acompanhando durante e depois de seu intercâmbio. 

Antes de embarcar, o intercambista recebe todas as informações do que deve fazer no seu intercâmbio, mas o que não fazer também é importante, pois assim a chance de evitar transtornos é bem maior. 


Sonha em estudar no exterior e busca por uma agência de intercâmbio idônea e comprometida com seus estudantes? Então entre em contato conosco através do e-mail info@trinityintercambio.com.br ou do Whatsapp: +55 11 94790-8935.

 Se preferir, basta preencher esse formulário.