Irlanda passa a renovar vistos online para estudantes sediados em Dublin

Irlanda passa a renovar vistos online para estudantes sediados em Dublin

O governo irlandês anunciou um novo sistema online que permitirá que alguns estudantes de fora da UE renovem seus vistos online. A opção de renovação online só estará disponível para estudantes baseados na área metropolitana de Dublin que tenham completado o primeiro ano de estudos em cursos superiores na Irlanda.

O movimento foi anunciado em 29 de julho pelo Ministro da Justiça e Igualdade Charlie Flanagan e o novo sistema entrará em vigor em 26 de agosto de 2019.

“A Irlanda é o lar de universidades e faculdades de posição global”, disse o ministro Flanagan. “Cada vez mais estudantes estrangeiros escolhem vir estudar na Irlanda todos os anos. Tenho o prazer de poder tornar suas interações com os serviços de imigração mais acessíveis e fáceis de usar. ”

O sistema online vai aliviar os estudantes de Dublin do atual requisito para uma reunião pessoal com autoridades locais. O movimento também irá, como o ministro ressalta, “liberar compromissos pessoais para outros clientes”.

Os estudantes internacionais na Irlanda, mas fora de Dublin, ainda serão obrigados a visitar o escritório da Garda (Garda District Office) mais próximo para uma reunião de renovação. Mas a mudança para a renovação de vistos online neste mês deve suavizar o processo para até 8.000 alunos visitantes entre setembro e novembro deste ano.

O University Times observou recentemente que, “Aqueles que solicitam permissão para estar na Irlanda normalmente precisam renovar seu registro a cada 12 meses. O Irish Times informou que o sistema atual levou a longas filas fora do Serviço de Naturalização e Imigração da Irlanda.”

Na verdade, o Serviço de Naturalização e Imigração da Irlanda (INIS) disse também que os registros para a área mais ampla de Dublin são realizados em um único local – os escritórios do INIS em Burgh Quay – e no ano passado um total de 83.400 foram registrados através desta instalação, com o restante registrado em mais de 75 escritórios distritais da Garda pelo resto do país.

O INIS explica que os estudantes de fora da União Européia, sediados em Dublin, que renovarem vistos através do novo sistema, poderão enviar sua inscrição e toda a documentação online, pagar a taxa de inscrição online e enviar o passaporte para o INIS. O passaporte é necessário para completar o registro, já que a renovação do visto deve ser colocada no passaporte na forma do selo de imigração relevante. O passaporte atualizado será então devolvido por correio registado e o cartão de autorização que o acompanha seguirá separadamente, e também por correio registado.

O INIS também informa que um total de 138.400 cidadãos não pertencentes ao EEA (European Economic Area) registraram sua permissão de imigração para ficar na Irlanda em 2018. Dentro desse total, os estudantes responderam por 55.000 (ou 40%) de todos os registros no ano passado.

Fonte

Vale ressaltar que a maioria dos estudantes não europeus da Irlanda estão matriculados nos cursos de idiomas e não em cursos superiores, mas esta mudança já reflete a preocupação do governo irlandês em otimizar os processos e, quem sabe no futuro, isso também se estenda aos alunos de inglês.

Você gostaria de fazer um orçamento conosco? Basta nos enviar uma mensagem no WhatsApp (11) 94790-8935) ou preencher esse formulário.

× Clique aqui