Antes de entender como é de fato a cultura irlandesa, precisamos fazer uma viagem no tempo e conhecer os povos que viveram na Irlanda. Os primeiros registros afirmam que os celtas foram os primeiros habitantes da Ilha Esmeralda, o que não se sabe exatamente é a data em que esses povos surgiram, mas supõe-se que tenha sido entre 2000 a.c a 500 a.c. Depois dos celtas, chega a vez dos vikings invadirem a Irlanda. Acredita-se que os vikings tenham chegado à Irlanda por volta dos anos 795 e que foram os responsáveis pelo povoamento do país.
Agora que você já conheceu melhor os povos que habitaram o país, vamos ver quais são as influências que eles trouxeram para a cultura irlandesa?
Cultura irlandesa
População receptiva
Diferente do senso comum a respeito dos europeus, os irlandeses são muito receptivos e atenciosos, gostam de se reunir e fazer festas. São bem humorados e alegres, fazendo piadas o tempo todo. A educação também faz parte da cultura dos irlandeses, que sempre estão o tempo todos dizendo obrigado, desculpe e por favor.
Dança e música Celta
A cultura de dança e música está muito presente no cotidiano dos irlandeses e é um orgulho para eles. Nos pubs e nas ruas da Irlanda, é normal ver pessoas cantando e dançando com instrumentos tradicionais, que são gaita de fole, violino, flauta e o bodhrán (tambor irlandês).
St Patrick’s Day
Dia 17 de março é o dia de St. Patrick, também conhecido com São Patrício, que é o santo padroeiro da Irlanda. O feriado é um dos dias mais importantes para os irlandeses, que se reúnem e saem às ruas para comemorar. Nesse dia, há diversos eventos temáticos, desfiles e pessoas fantasiadas com roupas verdes por toda a Irlanda. Além da Irlanda, países como Canadá, Estados Unidos e Austrália também comemoram o dia de St. Patrick’s. O Leprechaun é um dos símbolos representativos do dia, então a maioria das pessoas se vestem de duende para celebrar.
Mitos e crenças
Como citamos acima, o Leprechaun é um forte símbolo irlandês. Segundo a mitologia celta, esse ser mágico é um duende que usa roupas verdes e gosta de pregar peças. As histórias também se referem a ele como o guardião dos potes de ouro que são encontrados no fim do arco íris. Entre os mitos e crenças dos irlandeses, também estão as superstições, que são várias e se originaram a muitos anos atrás.
Pubs
Quem nunca ouviu falar sobre os famosos pubs irlandeses? Os pubs são bares muito tradicionais na Irlanda e são onde os irlandeses costumam se encontrar e bater um papo. Além de comidas típicas do país, cerveja e música ao vivo também fazem parte desses ambientes tão acolhedores.
Gastronomia irlandesa
Os irlandeses são fãs de carne e batatas, então esses dois ingredientes são muito utilizados nas receitas. Esses são alguns dos pratos típicos da Irlanda:
Irish Breakfast
O tradicional café da manhã irlandês é uma caprichada refeição que é feita em datas especiais e leva linguiça, bacon, feijão, ovos, tomate, pão e cogumelos.
Ensopado irlandês (Irish Stew):
Ensopado feito com cordeiro, batatas, cebolas e cenouras, cozidos em caldo de carne ou de cordeiro.
Boxty
Panqueca de batata tradicionalmente feita com batatas raladas, batatas amassadas, farinha e sal. Pode ser preparada em diferentes formas, como panquecas fritas ou cozidas. O Boxty é servido como acompanhamento em diversas refeições irlandesas.
Pão de soda irlandês (Irish Soda Bread)
Pão tradicionalmente feito com farinha de trigo, bicarbonato de sódio, sal, manteiga e leitelho (buttermilk).
Coddle
Guisado feito com salsichas, bacon, batatas e cebolas, cozidos em caldo de carne.
Colcannon
Prato feito com batatas amassadas, repolho ou couve e cebola refogada, muitas vezes servido como acompanhamento de carnes.
O que você achou mais interessante na cultura irlandesa? Deixe aqui nos comentários!
Para receber um orçamento de intercâmbio, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +5511915574969.
Se preferir, basta preencher esse formulário.