Estados Unidos – Os Estados Unidos são, talvez, o primeiro país que vem à nossa mente quando falamos de países que muito comemoram o natal pelo mundo. E isso não é à toa, pois embora existam diversas similaridades entre o Natal brasileiro e o Natal estadunidense, uma das principais diferenças está nos dias de comemoração. Enquanto por aqui as principais festividades e ceias costumam acontecer no dia 24 de Dezembro, na terra do tio Sam, as festas ocorrem mais no dia 25, onde há o tradicional almoço de Natal, onde há troca de presentes e tudo mais. Outro ponto interessante é que não existe panetone por lá.
Embora os brasileiros sempre usem algumas decorações de Natal, as coisas são levadas muito, mas muito a sério por lá. As cidades ficam inteiras enfeitadas em praticamente todos os estados, e existem até competições entre vizinhos para ver quem teve a casa mais bonita do Natal.
O clima frio e com neve na maioria das cidades norte-americanas, também são um charme a parte para o clima natalino. Quem nunca quis brincar de atirar bolas de neve e construir bonecos gigantes na neve com nariz de cenoura e cachecol? Os fãs de cinema ou séries irão se sentir dentro das telas ao caminhar pelo país durante o fim do ano.
França – Diferentemente dos Estados Unidos, a França celebra mais no dia 24, onde assim como nós, os franceses realizam a famosa ceia de natal. Porém um dos pontos mais interessantes é que as festividades natalinas francesas começam oficialmente no dia primeiro de Dezembro, onde começa oficialmente o Avent (Advento, em português), que inaugura o período de pequenas celebrações de natal até ganharem seu auge nos dias 24 e 25.
Entre as comidinhas típicas do país para a data, você pode achar ostras, salmão, escargot, foie gras, e os melhores doces e vinhos franceses também. Na região da Provence, existe o costume de se utilizarem 13 sobremesas, que representam os apóstolos e Jesus.
Finlândia – Um dos natais mais populares do mundo é o da Finlândia, que é conhecida mundialmente por ser a casa do papai noel! É isso mesmo, a casa do bom velhinho fica oficialmente no município de Rovaniemi, em uma vila chamada Santa Claus Village, onde os visitantes podem fazer um tour pela casa e tirar fotos com o Papai Noel e seus elfos (o Papai Noel fica disponível para visitas todos os dias do ano).
A vila é cercada de vários restaurantes e instalações que trazem a magia do natal, onde você pode enviar cartões postais, andar de rena e até mesmo conhecer a Mamãe Noel.
Alemanha – O Natal alemão possui grandes similaridades com o francês, com as vitrines e ruas super enfeitadas e já que a prática do Advento surgiu na própria Alemanha, não poderia ser diferente. Na versão alemã, é comemorado como uma contagem regressiva para o Natal, culminando na véspera de Natal quando ocorre a tradicional ceia. Também durante o Advento alemão, eles abrem um “geschenk”, que pode ser bem simples mesmo, durante todos os dias do mês de dezembro.
Já no dia dia 6 de dezembro, também existe um dia muito especial para as crianças da Alemanha! É o dia de São Nicolau, um bispo da Turquia que viveu no século IV, e que inspirou a figura do Papai Noel. Ele ficou conhecido pela sua generosidade com os pobres.
Seguindo a tradição, as crianças devem limpar seus sapatos e colocá-los na porta de casa na noite do dia 5/12. No dia seguinte, elas acordam com o sapato cheio de chocolates.
E essa foi nossa segunda parte das tradições de Natal ao redor do mundo! Já conhecia algum? Quer celebrar o Natal nesses países? Conta pra gente nos comentários.
Para receber um orçamento de intercâmbio, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +5511947121141.
Se preferir, basta preencher esse formulário.