You are currently viewing Como funciona o sistema educacional da Austrália

Como funciona o sistema educacional da Austrália

Cada vez mais, a Austrália tem se tornado o país dos sonhos para os brasileiros que pretendem imigrar. Com um dos maiores salários mínimos do mundo, diversas semelhanças culturais com o Brasil e muitas oportunidades de trabalho, isso só tende a crescer nos próximos anos.

Uma das principais portas de entrada no país, é através da educação internacional, seja através de um intercâmbio de inglês ou através do ensino técnico ou superior. No artigo de hoje iremos explicar como funciona o sistema de ensino australiano. 

Ensino Superior:

Gerenciado e regulado pela Australian Qualifications Framework (AQF), o ensino superior principal da Austrália é feito em 10 níveis. 

Nível 1 – Certificate 1: Conhecidos como cursos de VET, temos nos primeiros níveis de cursos, cursos bem básicos onde são feitas preparações para o mercado de trabalho. A duração do primeiro nível pode variar entre 3 a 6 meses, sendo uma ótima porta de entrada para o país dos cangurus.

Nível 2 – Certificate 2: Muito semelhante ao primeiro nível, no segundo temos uma educação vocacional, de uma maneira um pouco mais aprofundada do que no nível um. A duração fica em torno de 6 a 12 meses.

Nível 3 – Certificate 3: No terceiro nível os conhecimentos teóricos ficam mais específicos para a área de trabalho escolhida pelo estudante, onde o aluno já pode entrar na área que almeja. A duração também varia de 6 a 12 meses.

Nível 4 – Certificate 4: No quarto nível, o estudante tem mais aulas teóricas e práticas de sua área escolhida. A depender da instituição de ensino, ao finalizar o quarto nível e pegar o diploma do curso, o estudante pode inclusive eliminar um ano da graduação de bacharelado, o que costuma levar diversos estudantes a economizar uma grande quantidade de dinheiro.

Nível 5 – Diploma: O nível Diploma já é bem mais específico que os anteriores, as competências já são bem especializadas e são trabalhadas as habilidades para exercer atividades de assistência em profissões qualificadas. Também é uma ótima opção para quem deseja prorrogar sua estadia, visto e tempo de estudos na Austrália. Muitos estudantes da Trinity, escolhem pelo curso de VET neste nível após atingir o nível máximo de inglês, aumentando assim seu tempo de visto. 

Nível 6 – Advanced Diploma: A versão mais elevada do diploma, é uma alternativa excelente para quem busca fazer a graduação da forma mais econômica possível, já que é uma opção com um valor mais baixo do que um curso de bacharelado tradicional, e o aluno consegue eliminar um ano da graduação, trazendo grande economia para o estudante. É muito semelhante a um curso técnico brasileiro. 

Nível 7 – Bacharel Degree: Equivalente aos nossos cursos tradicionais de graduação universitária, os cursos desse nível oferecem ampla e consistente base de conhecimentos técnicos e teóricos, com especialização em uma ou mais disciplinas ou campos de atuação. Também semelhante ao Brasil, a duração prevista dos cursos é de 3 a 4 anos.

Nível 8 – Bachelor Honours Degree: É a denominação dada ao curso feito para determinadas áreas como engenharia e direito, onde o aluno se aprofunda na área e possui cerca de 4 anos de duração. 

Graduate Certificate e Graduate Diploma: Ainda no mesmo nível, temos um curso semelhante a nossa pós-graduação brasileira, com duração de 6 meses a um ano. Essa modalidade possui um grande aprofundamento na área escolhida pelo estudante. 

Nível 9 – Masters Degree: Assim como o mestrado realizado por instituições de ensino no Brasil, o mestrado australiano conta com duas versões do curso, uma voltada ao mercado e uma voltada para quem deseja se tornar professor/pesquisador da determinada área. 

Mestrado Tradicional – combinando aulas com um componente de pesquisa, podendo ser concluído em 1 ou 2 anos;

Mestrado de Pesquisa – Consiste principalmente em trabalhos de pesquisa na área escolhida pelo estudante, possui uma duração de cerca de 4 anos e ao final do curso o aluno apresenta sua tese. 

Nível 10 – Doctoral Degree – É o nível máximo da educação australiana, todo o curso envolve muito trabalho de pesquisa e escrita de uma tese, que será avaliada e deve contribuir para o desenvolvimento científico na área determinada, sendo avaliada pela banca científica.

Esses são os níveis educacionais para o ensino superior australiano, modalidades mais procuradas por estudantes brasileiros. Também há aqueles que buscam migrar para a terra dos cangurus com toda a família, então abordaremos abaixo também como funciona a educação de menores de idade na Austrália.

Na Austrália, a educação escolar obrigatória começa logo aos 5 anos de idade da criança e se estende por 13 anos, do ano zero ao ano 12. Este sistema educacional é categorizado em:

Primary school (escola primária) – do ano 0 ao ano 6 (ou 7, em alguns estados);

Secondary school (escola secundária) – do ano 7 (ou 8) ao ano 10;

Senior secondary school (escola secundária superior) – anos 11 e 12.

Ao finalizar o ano 10, o aluno não possui mais obrigatoriedade e pode deixar os estudos, porém é obrigatório finalizar os últimos anos da educação básica para poder entrar no ensino superior.

Também existe a possibilidade de educação antes da escola para as crianças mais novas, mas sem obrigatoriedade.

E essas foram as principais informações sobre os modelos de educação na Austrália! E aí, ficou interessado em estudar no país dos cangurus? Entre em contato com a Trinity, tire todas as suas dúvidas e venha mudar de vida na Austrália!


Para receber um orçamento de intercâmbio, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +5511915574969.

Se preferir, basta preencher esse formulário.