Há quem ame e quem não seja tão chegado nessa banda, porém é inegável a influência e importância dos 4 garotos de Liverpool na história da música.
Pensando nisso, hoje trazemos um roteiro tanto para os maiores fãs quanto para aqueles que são apenas curiosos e que também irão aproveitar muito seus intercâmbios e viagens pela Inglaterra.
Cavern Club
Que ponto turístico de Liverpool poderia ser mais obrigatório que o local onde os Beatles começaram a se apresentar ao vivo? Localizado no centro da cidade temos o Cavern Club, na Mathew Street, que é reconhecido como o local onde os 4 garotos fizeram de forma mais recorrente suas apresentações e onde teriam conhecido seu futuro empresário. Atualmente o local conta até mesmo com uma estátua em homenagem a John Lennon.
Todas as ruas do centro são um show à parte para os fãs da banda, com dezenas de lojas temáticas e de souvenirs, com dezenas de presentes e objetos relacionados à banda, além de claro, estar nos exatos lugares que os Beatles frequentavam.
Penny Lane
Uma das músicas mais queridas pelos fãs e mais lembradas quando pensamos em Liverpool é Penny Lane, do álbum Magical Mystery Tour de 1967. A música escrita por Paul McCartney é uma verdadeira carta de amor ao bairro onde cresceu na cidade. Aqui vemos a famosa placa escrita Penny Lane e ainda é possível encontrar diversos pontos descritos na música, como o barbershop cheio de fotografias, o banco citado e dependendo do dia você pode pegar as “pouring rain” ou o céu azul do subúrbio, cantados por Paul. Caminhando até a outra ponta do bairro residencial você encontrará a escola onde estudaram John e George Harrison, é uma escola comum, mas para quem é muito fã com certeza será uma visita interessante.
Strawberry Fields
A música de John Lennon sobre seu bairro especial da cidade é considerada pela crítica e muitos fãs como uma das melhores da banda (considerando o gigantesco número de músicas produzidas pelos Beatles, isso significa muito, né?). Aqui temos uma música bem psicodélica, muito influente para todo o cenário de música hippie do final dos anos 60, onde John relembra seus bons tempos em Strawberry Field, um orfanato com estética vitoriana e um belíssimo jardim, onde diversos festivais culturais eram realizados. Durante a noite, John e seus amigos pulavam o muro do lugar e ficavam vendo o tempo passar, conversando e escrevendo suas primeiras músicas.
A igreja de Eleanor Rigby
Outra das músicas mais queridas entre os fãs e a crítica, além de uma das músicas mais regravadas de todos os tempos, é a icônica Eleanor Rigby, que mistura o clássico rock sessentista da banda com instrumentações de música clássica e uma orquestra, gerando um clima totalmente único para essa música.
O local referente a música se passa na St. Peter ‘s Church, uma igreja a mais ou menos 20 minutos de caminhada de Penny Lane. Paul McCartney teria se inspirado nos nomes das lápides do cemitério desta igreja para escolher os nomes presentes na canção. A canção ficou tão célebre que uma estátua da solitária Eleanor Rigby da música foi colocada na Stanley Street de Liverpool.
Casas de John Lennon e Paul McCartney
É possível visitar as casas onde viveram com suas famílias os dois Beatles, porém, para conhecer por dentro os cômodos onde eles viveram é necessário pagar um tour oficial, que não é nada barato. Porém, quem estiver pela cidade e quiser visitar de forma low cost, ainda temos as ruas onde eles viveram, já parou pra pensar que John e Paul brincavam nas calçadas quando crianças?
A casa dos McCartneys fica no nº 20 da Forthlin Road, perto da West Allerton Station e a de John Lennon em nº 251 da Menlove Avenue. A casa de John é caminho para Strawberry Fields, mas é necessário se programar caso queira conhecer qualquer uma das duas por dentro.
Museu Beatles Story
Com um preço mais acessível que o tour pela casa dos Beatles, você pode visitar o Beatles Story, um museu que narra toda a trajetória da banda, com todos os detalhes e contexto histórico para você saber tudo possível sobre a banda. Existem alguns outros museus dos Beatles em Liverpool, mas o Beatles Story é o principal.
O museu conta com a capa do álbum Sgt Peppers em tamanho real, além de terminar com o cenário do clipe de Imagine de John Lennon em sua carreira solo. Seja para quem quer conhecer a banda, seja para quem já conhece muito sobre, a visita ao museu é imperdível.
Londres
É claro que se você deseja chegar em Liverpool vindo do Brasil, será necessário passar pela incrível capital inglesa e uma das maiores cidades do mundo, Londres!
Na principal cidade do Reino Unido, também existem pontos turísticos para os fãs da banda, principalmente a faixa de pedestres em frente ao estúdio Abbey Road, que também nomeia o último álbum gravado pelos Beatles. A icônica capa é recriada das maneiras mais diversas e criativas por turistas do mundo inteiro. Com algumas diferenças da capa para a atualidade e excessivo número de turistas tirando foto, a visita é obrigatória para quem passar pela cidade.
E esse foi nosso roteiro Beatles para a cidade de Liverpool! Para quem quiser visitar cada ponto com muita calma e tempo, o intercâmbio em Liverpool é uma opção maravilhosa. Assim como o intercâmbio em Londres, onde você poderá tirar um final de semana passa fazer a viagem a cidade dos Beatles, tanto os trajetos de trem quanto de carro são experiências muito legais.
Para receber um orçamento de intercâmbio, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp:11947121141.
Se preferir, basta preencher esse formulário.