You are currently viewing Como é o transporte em Malta?

Como é o transporte em Malta?

Malta é um dos destinos mais escolhidos entre os intercambistas e não teria como não ser, não é mesmo? Com praias deslumbrantes, custo benefício incrível, oportunidades de trabalho e um ensino de qualidade da língua inglesa, o número de pessoas que se apaixonam por Malta vem crescendo cada dia mais. 

Com isso, trouxemos uma dúvida que aparece na mente de diversos estudantes na Trinity, como vou me locomover em Malta? Tem Uber? Tem transporte público? Hoje iremos elucidar todas as dúvidas quanto ao transporte maltês.

Ônibus: O principal meio de transporte na ilha de Malta é sem dúvidas os ônibus. Podendo te levar entre as cidades e os bairros da ilha a preços super acessíveis até mesmo para os turistas, o transporte público acaba sendo muitas vezes a melhor opção em Malta. Há atualmente cerca de 18 linhas de ônibus conectando toda a ilha de Malta. Normalmente, o tempo de espera fica entre 10 a 30 minutos, mas esse tempo pode ser bem estendido durante feriados e alguns dias da alta temporada.

Os tickets custam 2 Euros para os meses de verão e 1,50 nos meses de inverno, sendo possível pegar o bilhete no próprio ônibus, que fica válido por 2 horas e você deve guardá-lo para apresentar no outro onibus, dentro do espaço de 2h. 

É bom lembrar que os motoristas não fornecem troco, então já leve o valor certo ou adquira um dos cartões de transporte, que podem ser comprados em lojas pela ilha e são boas opções para quem vai utilizar o transporte público de Malta com frequência.

Se você tiver cartão de crédito que funciona com aproximação, você também pode usá-lo como alternativa. Este cartão pode ser o da Wise, por exemplo. No artigo abaixo mostramos como utilizar o aplicativo e baixando clicando nesse link você ganha desconto na primeira transação.

O horário de funcionamento é diariamente das 05h30 às 23h, com exceção das linhas noturnas, que custam 3 Euros.

Site oficial para consultas de linhas e horários: https://www.publictransport.com.mt/

Táxis e Uber: Sim, existe Uber em Malta! O que é ótimo quando vemos os preços dos táxis na ilha. Os preços de táxi devem ser calculados com a bandeira a 3,50 euros e mais 2,50 a cada KM percorrido. Em média os preços ficam por volta dos 20 euros numa viagem do aeroporto para St. Julians. 

Porém, assim como ocorre no Brasil, os aplicativos de transporte particular acabam sendo muito mais em conta. Simulamos a mesma viagem do aeroporto de Malta até St. Julians, e o resultado foi de 12 euros, quase metade do valor dos táxis.

Além do Uber, Malta conta também com o eCabs e Bolt. A vantagem do Bolt é que ele costuma ser mais em conta e nele você pode alugar também patinetes, vans, motos, etc.

Agora que já sabemos sobre os preços desses transportes, resta a dúvida: “será que são realmente eficientes?”. E após conversar com nossa correspondente de Malta, Emanuelle Bittencourt e com nossos diretores apaixonados por Malta, chegamos a conclusão de que sim! Ambas as opções são extremamente seguras e rápidas. Os aplicativos de viagem estão cada vez mais tomando conta do país, mas ainda existem táxis pelo país, principalmente no aeroporto e nos principais pontos turísticos, então vale realmente o estudante pensar na necessidade e nos preços quando for optar por alguma dessas opções.

Aluguel de carros: Caso você ainda queira se locomover de carro mas não queira pagar táxis e aplicativos de transporte, existem diversas companhias que alugam carros em Malta, todas com preços muito parecidos, então vai realmente do gosto do cliente. Recomendamos comparar todas as opções. 

Os critérios para dirigir em Malta e em grande parte das cidades europeias são bem simples: ser maior de 21 anos e ter uma carteira de motorista com mais de 2 anos de uso. 

Em Malta e em Gozo, o limite de velocidade é 50 km/h em cidades e áreas urbanas e 80 km/h em estradas abertas. É importante lembrar que os carros de Malta tem a direção na esquerda devido sua colonização britânica, o que pode resultar em um certo estranhamento durante os primeiros minutos, mas você consegue se acostumar rapidamente.

Ferry: Além dos meios de transporte tradicionais listados acima, não podemos deixar de falar do ferry, que nada mais é do que as nossas conhecidas balsas, as quais fazem o transporte dos visitantes entre Malta e as ilhas vizinhas de Gozo e Comino. Eles conseguem transportar centenas de pessoas ao mesmo tempo e possuem vistas únicas e incríveis para as ilhas. 

Os preços ficam em torno de 4,65 euros para Gozo, já contando as viagens de ida e volta para a ilha de Malta e a viagem leva cerca de 30 minutos. Já para Comino, o valor chega a 10 Euros. Um ponto interessante é que caso você tenha alugado um carro, também pode transportá-lo no ferry, pagando uma taxa de 20 euros.

Os ferries vêm e vão o tempo todo, então se você perder um, irá esperar cerca de 45 minutos para o próximo, tempo que pode cair pela metade na baixa temporada, mas que também pode se estender nos fins de tarde e durante toda a noite.

E essas foram nossas recomendações de transporte em Malta. Para mais informações sobre as opções de intercâmbio na lindíssima ilha de Malta, entre em contato conosco.

Fonte


Para receber um orçamento de intercâmbio, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +55119471211.

Se preferir, basta preencher esse formulário.