O Canadá é um país muito aberto à imigração e, para isso, um detalhe importante que você precisa entender primeiro ao optar por fazer ensino superior lá com fins de imigração é a diferença entre um college público e um college privado.
Vale lembrar que para se matricular em um ensino superior no Canadá, o aluno já precisa saber falar inglês. Caso o aluno ainda precise de uma ajudinha nesse quesito, existem os programas chamados de Pathway, os quais vão preparar o aluno para que ele atinja o nível mínimo de inglês exigido pelos colleges.
Vamos então às diferenças entre college público e privado no Canadá?
COLLEGES PÚBLICOS
São maiores, têm mais opções de cursos, mais serviços estudantis e melhor infraestrutura, como dormitórios, bibliotecas, laboratórios, etc. Há uma mistura de estudantes locais e internacionais. O processo de seleção é muito rigoroso e a data de início é fixa. Eles acontecem apenas em setembro, janeiro e maio, e nem todos os cursos estão disponíveis para iniciar nestas datas. Alguns só podem ser iniciados no outono (setembro).
Se você está considerando a imigração, esta é a melhor opção.
A mensalidade neste tipo de instituição custa em média de CAD$ 13.000 a CAD$ 20.000 por ano. Você deve ter um nível de inglês mais alto para entrar em um college público. A maioria exige uma pontuação no IELTS de 6 ou 6,5, mas alguns exigem 5,5.
Estudando em um college público, o intercambista vai ter a permissão para trabalhar legalmente. Seu cônjuge também pode trabalhar (sem precisar estudar). Seus filhos vão estudar de graça em escolas públicas. Qualquer pessoa que faça um curso, de acordo com esses critérios de imigração, pode solicitar um Post Graduate Work Permit (PGWP). Isso permite que os alunos permaneçam no Canadá e trabalhem em período integral por até três anos após a conclusão do curso. A duração da sua permissão de trabalho dependerá da duração do seu programa. Os alunos não precisam de uma oferta de emprego para se inscrever e só podem se inscrever no PGWP uma vez. Cônjuge e filhos podem permanecer no país com o intercambista recebendo o PGWP.
COLLEGES PRIVADOS
São menores e oferecem opções limitadas de cursos.
Para intercambistas brasileiros, as vantagens aqui são: menor proficiência em inglês e taxas mais baixas. Os cursos são muito mais baratos do que em um college público. Cursos de um ano estão disponíveis a partir de CAD$ 6.000.
Os alunos têm permissão para trabalhar enquanto estudam, mas essa permissão termina com o curso, não sendo elegível para solicitar o PGWP, exceto sob certas circunstâncias. Como regra, seus filhos não poderão estudar de graça em escolas canadenses.
De qualquer forma, os colleges privados podem ser interessantes se você ainda não tem o nível de inglês necessário ou dinheiro suficiente para pagar um college público, mas quer ir para o Canadá para estudar e trabalhar. Serve também como desenvolvimento de carreira, caso seus planos sejam retornar ao Brasil.
________________________________
Agora que você já sabe a diferença entre os tipos de college, pode escolher o que for melhor e se adapte às suas necessidades!
Para receber um orçamento de intercâmbio, não hesite em nos contatar através do e-mail: info@trinityintercambio.com.br ou WhatsApp: +5511974468692.
Se preferir, basta preencher esse formulário